Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 09 de Abril de 2019, 10:05 - A | A

09 de Abril de 2019, 10h:05 - A | A

VOLTA AO MUNDO / INVESTIGAÇÕES

Igreja católica do Japão investigará casos de abusos sexuais

As investigações vão examinar a forma como os bispos trataram cinco casos descobertos entre 2002 e 2012 e também analisar novas acusações.

Por G1



A Igreja católica do Japão anunciou nesta segunda-feira (8) que fará investigações internas sobre acusações de abuso sexual de menores por membros do clero.

O comitê permanente da conferência episcopal japonesa decidiu, na semana passada, investigar as 16 dioceses do país, disse um porta-voz à agência AFP.

As investigações vão examinar a forma como os bispos trataram cinco casos descobertos entre 2002 e 2012 e, em particular, "que sanções foram aplicadas aos envolvidos e a resposta que foi dada às vítimas", afirmou o porta-voz. Em uma segunda etapa está previsto investigar novas acusações.

No domingo, várias pessoas que afirmam terem sofrido abusos sexuais por parte de integrantes do clero se reuniram em Tóquio. O arcebispo de Nagasaki, Joseph Mitsuaki Takami, assistiu à reunião e pediu perdão por não ter "conseguido fazer mais" para revelar e resolver esses casos, segundo o jornal japonês Mainichi Shimbun.

No Japão, que receberá a visita do Papa Francisco em novembro deste ano, a Igreja católica conta com cerca de 450 mil pessoas. Esta é a primeira visita de um Papa em quase 40 anos. A última foi a de João Paulo II em 1981.

 

Abusos na Igreja

 

No final do ano passado, a justiça dos Estados Unidos revelou mais de 600 denúncias em Ilinóis e 300 na Pensilvânia contra membros do clero por abuso sexual de menores. Na época, o Papa chegou a afirmar que os casos acabaram com a credibilidade da Igreja católica americana.

No Chile, o Ministério Público abriu mais de 140 investigações de casos de abuso sexual. A Igreja local enfrentou, desde o começo de 2018, uma onda de denúncias por abusos sexuais perpetrados por religiosos ao longo de décadas. O Papa Francisco respondeu expulsando padres pedófilos e aceitando as renúncias de vários bispos investigados por acobertar os criminosos.

A Igreja Católica vem, há anos, enfrentando acusações em todo o mundo relacionadas a casos de abusos sexuais cometidos por padres e bispos. Em fevereiro deste ano, o cardeal George Pell, assessor do Papa e tesoureiro do Vaticano, foi condenado por ter molestado dois garotos de 13 anos após uma missa.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia