Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VARIEDADES Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 13:40 - A | A

22 de Maio de 2019, 13h:40 - A | A

VARIEDADES / PROCEDIMENTO

Maria Joana comemora resultado de Rinomodelação

Carla Neves
Quem News



Maria Joana está feliz da vida. É que a atriz, de 32 anos, foi submetida a uma rinomodelação (procedimento não cirúrgico que modifica aspectos estéticos do nariz). "Desde a minha adolescência eu nunca gostei do meu nariz. Sou de família árabe com italiano. O nariz da minha irmã é muito parecido com o meu, só que não tem aquele osso do meu. Isso sempre me incomodou, mas sempre tive muito medo de fazer plástica. Meu medo não é a cirurgia em si, tinha receio de ficar muito diferente", conta a atriz.

Tudo mudou quando a atriz descobriu que era possível fazer alterações no seu nariz sem necessidade de cirurgia. "Depois que comecei a fazer uso da medicina preventiva, que em vez de esperar você querer corrigir algo, já vai prevenindo, soube do preenchimento de ácido hialurônico no nariz. É uma nova técnica, que deve ser realizada por cirugião plástico, e foi feita em três etapas. Minha médica, a doutora Bianca Ohana, fez um preenchimento na área cavada, deixando meu nariz, teoricamente, maior. Ela é uma profissional muito cuidadosa, não gosta de exagero e pondera muito para fazer a harmonização facial", elogia.

Para Maria Joana, o resultado foi tão satisfatório que ela já planeja fazer uma rinoplastia (tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas do nariz). "Hoje em dia quero fazer a cirurgia. Fiquei muito, muito feliz com o resultado da rinomodelação. Quem me conhece não acha nada de mais. Meu nariz sempre me incomodou muito, principalmente em cena de perfil. Agora só quero tirar foto de perfil, coisa que não tirava nunca", festeja ela, contando que não sofreu com o procedimento. "Não fiquei inchada nem roxa. No dia seguinte, o nariz ficou um pouquinho mais sensível. Mas varia de organismo para organismo".

O PROCEDIMENTO

Segundo a cirurgiã plástica Bianca Ohana, que é médica de Maria Joana e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinomodelação tem início com uma consulta semelhante a da rinoplastia. "É uma consulta como se fôssemos operar, explicando para o paciente o que é possível fazer com ambas as técnicas, dependendo do tipo de nariz de cada um, e as vantagens e desvantagens de cada técnica", explica.

Depois de entender as queixas do paciente, a médica examina o nariz com espelho e fotos e explica sobre os procedimentos e as complicações. "Na rinomodelação, utilizo na maioria dos casos, anestésico local de 30-60 minutos dependendo do limiar de dor de cada paciente. O procedimento propriamente dito é feito em consultório como outros preenchimentos em outras regiões do corpo e dura em torno de 15 a 30 minutos a aplicação. Faço uma modelagem depois, algumas vezes com curativo semelhante ao de rinoplastia e o paciente espera mais 30 minutos na clínica para um 'second look' meu e assim ser liberado", afirma.

De acordo com a cirurgiã, o procedimento costuma ser levemente doloroso, mas suportável. "Faço, em média, em dois tempos. O paciente volta entre três e sete dias para a revisão e o complemento de aplicação se necessário. Em média o procedimento dura uma hora e meia e peço que o paciente fique 48 horas sem fazer atividade física", conta.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A rinomodelação utiliza produtos de preenchimento que são injetados no nariz por meio de seringas com agulhas. "O termo preenchimento na cosmiatria (ciência médica que estuda e trata a beleza humana) significa, como o próprio nome já diz, preencher, suavizar, aumentar ou reposicionar volume, uma região ou marcas de expressão na face. O ácido hialurônico é um preenchedor sintético e temporário e por ter um antídoto é também um dos mais seguros injetáveis, sendo biocompativel e reversível. O acido hialurônico está presente na pele humana e, com a idade, vai diminuindo, fazendo a pele perder hidratação e elasticidade. Essa reposição visa estimular e manter essas características", esclarece, acrescentando que a duração do procedimento depende do tipo de ácido hialurônico usado. "Em média o que usamos no nariz dura um ano e pode ser feito novamente após a absorção do produto ou anualmente na maioria das vezes".

SUBSTITUI A CIRURGIA PLÁSTICA?

De acordo com a médica, a rinomodelação não substitui a rinoplastia. "Substituir a cirurgia no sentido de durabilidade e estabilidade de resultados não, já que o preenchimento com ácido hialurônico é temporário. Dependendo da queixa da paciente, narizes que precisam de volume, até mesmo para corrigir pequenas irregularidades pós-cirúrgicas, a rinomodelação pode ser efetiva e com resultados satisfatórios a curto prazo. Mas ela não é definitiva e tem riscos inerentes à aplicação do ácido hialurônico", alerta.

Segundo a cirurgiã, com a rinomodelação é possível "provar" a rinoplastia de uma certa forma em pacientes que precisam fazer certos tipos de rinoplastia. "E eu recomendo a cirurgia em 90% das vezes, por ser mais segura, mais efetiva e com resultados a longo prazo mais estáveis", afirma.

CUIDADOS

Como todo procedimento estético, ainda mais na face, a rinomodelação requer cuidados. "O paciente deve escolher de preferência um profissional especialista e com experiência com nariz, pois é dos preenchimentos mais delicados, não só pelos resultados que são no centro da face, como pela região do nariz, que tem vasos sangüíneos que se conectam direto com regiões nobres como os olhos, podendo levar a complicações importantes em mãos não treinadas e profissionais que não estejam preparados para tratar as complicações. É importante perguntar sempre se o médico tem o antídoto no consultório de fácil acesso se necessário", adverte.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia