Cuiabá, 26 de Abril de 2024

SAÚDE E BEM ESTAR Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 14:28 - A | A

18 de Setembro de 2017, 14h:28 - A | A

SAÚDE E BEM ESTAR / FIBROMIALGIA O QUE É?

Fibromialgia e Lúpus: especialistas explicam o que são essas doenças

A fibromialgia não tem cura, mas tem tratamento, assim como o Lúpus. Veja a explicação dos especialistas.

Por G1, São Paulo



uas estrelas do pop anunciaram que estavam com duas doenças nos últimos dias. Lady Gaga cancelou o show no Rock in Rio e a turnê pela Europa por causa da fibromialgia. Já Selena Gomez, postou uma foto do transplante de rim por causa do Lúpus. Você sabe o que são essas duas condições? O Bem Estar conversou com especialistas para falar de sintomas e tratamentos.

 

 

Fibromialgia: o que é?

 

 

A fibromialgia é uma doença que aumenta a sensibilidade à dor através de nervos - é como se o paciente tivesse mais nervos mandando informação de dor para o cérebro. No Bem Estar desta segunda-feira (18), o neurologista Daniel Ciampi e a reumatologista Emília Sato explicaram que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, com medicamentos e também atividade física.

 

Antigamente, achava-se que as pessoas com fibromialgia tinham um problema nos músculos, mas hoje se sabe que quem sofre dessa síndrome tem uma alteração no processamento da informação da dor na medula e no cérebro. Por isso, sentem a dor de uma forma muito mais intensa e por muito tempo. A síndrome pode estar sozinha ou relacionada com outras doenças.

Conheça os sintomas da fibromialgia

Conheça os sintomas da fibromialgia

 

Entre os sintomas da fibromialgia estão: dor, cansaço que não melhora com repouso, ansiedade e sono não reparador. A dor é difusa, espalhada pelo corpo, que hora está em um lugar, hora no outro. Quem tem a síndrome tem muita dificuldade em discriminar a dor. O neurologista explica que, na maioria das vezes, a dor está na região da cintura pélvica, num lado do ombro, no dorso e na lombar.

 

ratamentos para a fibromialgia são: atividade física, alguns antidepressivos, alguns anticonvulsivantes e ansiolíticos. A atividade física melhora a atenção, a pessoa entende mais a dor e adere melhor ao tratamento – o sono fica mais reparador, a musculatura fica mais solta e a dor diminui.

 

Paciente muda de vida depois de ser diagnosticada com lúpus

Paciente muda de vida depois de ser diagnosticada com lúpus

 

 

Lúpus: o que é?

 

 

Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Ele pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mas as mulheres são muito mais acometidas. Os sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (meses) ou mais rapidamente (semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. Os tipos principais são: cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, que um ou mais órgãos internos são acometidos.

 

Apesar de ser uma doença crônica, o lúpus tem tratamento e na maioria dos casos a pessoa tem uma vida com boa qualidade. Não existe remédio que leve à cura, mas se o paciente for acompanhado pelo médico, tiver hábitos saudáveis e alguns cuidados, pode viver bem.

 

Lúpus é uma doença autoimune

Lúpus é uma doença autoimune

 

Pessoas com lúpus precisam tomar alguns cuidados. Evitar se expor ao sol (sempre usar protetor), evitar uso de anticoncepcional à base de estrógeno, ter uma dieta saudável, fazer atividade física, não fumar e fazer acompanhamento médico.

 

Alguns sintomas são gerais, como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão, como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.

 

Embora a causa do Lúpus não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam do seu desenvolvimento.

 

Fortes dores causadas pela fibromialgia tiram Lady Gaga do Rock in Rio

Fortes dores causadas pela fibromialgia tiram Lady Gaga do Rock in Rio

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia