Cuiabá, 26 de Abril de 2024

RADAR NEWS Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018, 13:54 - A | A

16 de Agosto de 2018, 13h:54 - A | A

RADAR NEWS / CUIABÁ

Lvro 'A Luta por Justiça no Júri' será lançado em encontro entre promotores

Da Redação



(Foto: Ilustração)

livro jurídico.jpg

 

 

Nesta sexta-feira (17),durante o  VIII Encontro dos Promotores do Júri, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, haverá o lançamento do livro “A Luta por Justiça no Júri”.

 

Organizada pelos promotores de Justiça em Mato Grosso, Caio Marcio Loureiro e César Danilo Ribeiro de Novais, a obra reúne 35 artigos de membros do Ministério Público Brasileiro. Entre os autores, 31 integram o  Ministério Público do Estado de Mato Grosso. É uma publicação conjunta do Núcleo do Tribunal do Júri do MP/MT (Nujuri) e Associação dos Promotores do Júri (Confraria do Júri).

 

O prefácio da obra ficou a cargo do ministro do Superior do Tribunal de Justiça e professor de graduação e pós-graduação em Processo Penal, Néfi Cordeiro.“Vêm nessa obra promotores criminais, especialmente de Mato Grosso, a narrar sua vida no Júri. É fonte de conhecimento, de frustração no injusto, de alegria no sucesso da justiça, de esperança!”, ressaltou.

 

Ele lembrou o quanto é difícil e exigente a atuação do promotor do Júri, como representante da sociedade. “Impede o Estado a vingança privada, mas em contrapartida promete realizar justiça. Na representação da vítima, da sociedade, vem o técnico agente ministerial a atuar, pedindo e convencendo pela condenação do culpado, mas preocupando-se em não atuar para a condenação de quem ele próprio não se convença da culpa”.

 

Os organizadores enfatizaram que os artigos foram escritos por quem diariamente lida com as mazelas  e as tragédias da humanidade. “Aqueles que recebem em seus gabinetes as famílias pranteadas pela dor dilacerante do luto. Aqueles que deitam o olhar sobre o sentimento causticante da perda, de forma compassiva e piedosa, e entregam-se em verdadeira doação como instrumento de concretização da justiça”.

 

ENCONTRO:  O VIII Encontro dos Promotores do Júri começa nesta quinta-feira, às 9h. Este ano, o evento contemplará oito painéis, com os seguintes temas: “Cumprimento Imediato da Condenação do Júri: Teoria e Prática”; “O Júri no Novo Código de Processo Penal: Avanços e Retrocessos”; “Colaboração Premiada nos Crimes Dolosos Contra a Vida: Teoria e Prática”; “O Tribunal do Júri na Visão dos Tribunais Superiores: Controvérsias Jurisprudenciais”; “Otimização da Atuação no Júri”; “Técnicas de Atuação no Plenário do Júri”; “A Arte do Convencimento no Tribunal do Júri” e “Modelo Ideal de Investigação de Homicídio”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Rita 07/02/2019

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

1 comentários

1 de 1