Cuiabá, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 09:49 - A | A

18 de Abril de 2019, 09h:49 - A | A

POLÍTICA / NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

TRE atendeu biometricamente cerca de 1 milhão de eleitores

Única News
Com assessoria



Os resultados da gestão dos últimos dois anos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) foram apresentados nesta semana à imprensa. Entre os avanços destacados pelo Tribunal nesse período, estão o atendimento biometricamente de aproximadamente 1 milhão de eleitores.

Para alcançar este resultado, o desembargador Pedro Sakamoto lembrou que foram necessárias parcerias com outros órgãos públicos que colaboraram com a Justiça Eleitoral. “Percorremos várias Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Órgãos Estaduais, explicando a importância do cadastro biométrico e como cada ente público poderia colaborar”.

O trabalho itinerante atingiu o objetivo do TRE: cadastrar biometricamente 70% dos eleitores. “Quando assumimos eram 26%”, lembrou o desembargador que planeja concluir o cadastramento biométrico até o final de 2020, ou 2021, na próxima gestão.

O desembargador presidente do TRE, Márcio Vidal, entende que a Justiça eleitoral tem cumprido o seu papel e segue evoluindo. “Nesse período procuramos desenvolver todos os projetos em direção a sociedade. Elaboramos a minuta de um novo código eleitoral, matéria que está sendo tratada no Tribunal Superior Eleitoral para futuramente ser encaminhada ao parlamento. Julgamos imprescindível esta atualização, temos um código de 1965, portanto, desatualizado a nossa realidade”, pontuou.

O presidente ainda destacou as dificuldades no pleito de 2018, quando a Justiça Eleitoral foi atacada pelas Fake News, nos posicionamentos claros em defesa da transparência e lisura do processo eleitoral. “Nós criamos o programa Cidadania em Debate, onde discutimos estes assuntos na televisão, buscando alcançar um maior número possível de pessoas".

Foi criado também na eleição passada o projeto Diálogos da Cidadania, um trabalho onde o TRE percorreu os municípios de Mato Grosso com palestras e debates sobre controle social e participação popular, a importância do voto entre outros temas. "Foi um conjunto de ações que tornou nossa condução do TRE uma Gestão Cidadã”, acrescenta Vidal.

Sobre os avanços em tecnologia, o diretor geral do TRE, Nilson Bezerra, explicou o funcionamento do aplicativo Soberano, rede Wi-Fi, entre outros. “Apesar do permissivo legal de participação na vida do legislativo, a população não o faz em razão da dificuldade técnica da coleta de assinaturas em papel. O aplicativo surge para possibilitar esta participação. Sobre a rede wi-fi, é necessária a internet para que as pessoas tenham acesso aos processos eleitorais, assim como os profissionais da imprensa precisam dessa rede para produzir seu conteúdo. O Tribunal investiu para se tornar cada vez mais transparente, e fomos reconhecidos com este título nacionalmente como o Tribunal mais transparente de Mato Grosso e o décimo em todo o país em todas as Justiças”.

A gestão dos desembargadores Márcio Vidal e Pedro Sakamoto encerrou-se na terça-feira (16)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia