Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 30 de Dezembro de 2017, 10:54 - A | A

30 de Dezembro de 2017, 10h:54 - A | A

POLÍTICA / UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Prefeitura investe R$ 1,2 mi na compra de 300 aparelhos de ar-condicionado

Da Redação



(Foto: Davi Valle)

43d814da2da288dca193166615088f4d.jpg

 

Completando a série de ações realizadas em 2017 para humanizar os atendimentos à população que busca o sistema de Saúde Pública da Capital, e ainda visando oferecer condições de trabalho adequadas aos servidores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu 300 novos aparelhos de ar-condicionados Split, sendo 250 de 18.000 BTUs e 50 de 48.000. Todos serão designados à Atenção Primária.

 

Ao custo de R$1,2 milhão, a aquisição foi resultado da força tarefa da SMS que recuperou uma emenda parlamentar do deputado federal Valtenir Pereira e do então senador Jaime Campos, destinadas à Cuiabá em gestões anteriores e que estavam em vias de perder os recursos. Em visita ao Centro de Distribuição do Município de Cuiabá (CDMC), o prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu o empenho dos parlamentares à época e ressaltou que em sua gestão, todos os recursos serão aplicados no bem estar da população.

 

“Essas emendas eram de 2013 a 2015 e estavam em vias de se perderem. Minha determinação é que não percamos nenhum recurso e que todos sejam aplicados visando à melhoria na qualidade de vida dos cuiabanos. Diante disso, nossa equipe não poupou esforços e recuperou essas e diversas outras emendas que resultaram no pontapé inicial da reestruturação da Saúde na Capital em 2017. Por meio delas, proporcionamos reformas, lançamentos de construções e ainda aquisição de novos equipamentos. Com os novos aparelhos de ar-condicionados, além do conforto para os servidores e para os cidadãos, proporcionaremos ambientes cada vez mais adequados e confortáveis à nossa calorosa Cuiabá dos 300 anos”, frisou Emanuel.  

 

Conforme o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Milton Corrêa cerca de 70% das Unidades Básicas de Saúde serão beneficiadas com a compra dos equipamentos. “Os 50 aparelhos de maior potência irão climatizar as recepções e os 250 as salas de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde. Com isso, cerca de 70% dessas unidades passam a ofertar acolhimentos mais humanizados, haja vista o calor que enfrentamos em Cuiabá”, explicou o adjunto.

 

Para a secretária de Saúde, Elizeth Araújo, este foi apenas o início do grande processo de reestruturação que as unidades primárias de saúde passarão ao longo da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro. “É determinação do prefeito que passemos a investir mais na prevenção às doenças e promoção a saúde nas bases. E não há como fazermos isso sem voltarmos nossas atenções para os Programas de Saúde da Família. São eles os responsáveis pelos primeiros contatos com as pessoas nos bairros e, por isso, estamos fortalecendo esse vinculo. No total, 42 unidades que estavam em condições precárias de atendimento tiveram suas reformas iniciadas, inclusive, já entregamos o PSF Novo Mulleniun – São João Del Rey totalmente equipado. Entregamos também diversos equipamentos como cadeiras de coleta de sangue, eletrocardiogramas e outros utensílios que somam para a qualidade do atendimento. Com os aparelhos de ar-condicionados fechamos nosso primeiro ano de gestão com saldos positivos e, com isso, rumamos para ao longo dos quatro anos, oferecermos uma saúde cada vez mais digna à população cuiabana”, finalizou. (Com Assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia