Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 19 de Julho de 2017, 11:19 - A | A

19 de Julho de 2017, 11h:19 - A | A

POLÍTICA / NOVO COMANDO

"Liminar que me devolveu presidência do PSB fez Justiça", diz Fábio Garcia

por Lara Belizário/ Única News



(Foto: Tchelo Figueiredo)

Fábio Garcia

 

Na manhã desta quarta-feira (19), durante entrevista a uma rádio na Capital, o deputado federal, Fabio Garcia, afirmou que liminar, que permitiu sua retomada ao antigo comando do Partido Socialista Brasileiro (PSB), reflete apenas um ato de justiça.

 

"A imensa maioria dos filiados não fizeram nenhum posicionamento, não contrariaram o partido, nunca votaram contra ninguém ou contrários a alguma orientação. Eles apenas contribuíram para que o partido fosse aquilo que ele é. Mesmo assim, foram prejudicados por essa decisão. Então, na minha percepção, fez-se justiça", afirmou o deputado.

 

Na última segunda feira (17), o juiz Emerson Luiz Pereira Cajango, da 8ª Vara Civil de Cuiabá, concedeu favorável uma liminar que restituí os cargos de presidente e vice-presidente, a Garcia e ao deputado federal Adilton Sachetti, respectivamente. Além de garantir a volta dos líderes da sigla nos municípios em todo Estado.

 

No dia 27 de abril, o comando nacional destituiu Garcia e Sachetti de seus cargos e, em seguida, convidou o deputado federal, Valtenir Pereira, para retornar ao partido e assumir a liderança da sigla em Mato Grosso. Já no comando, Valtenir destituiu as Comissões Provisórias em todo Estado, no último de 03 de julho.

 

Segundo Garcia, o pedido de liminar pedia uma revisão sobre a decisão da executiva nacional, afim de alcançar a retomada do comando da sigla em todo o estado. "Na verdade, nós buscamos fazer justiça não somente a mim, como também a todos os filiados do PSB, que ao longo desses anos, trabalharam tanto para que esse partido se tornasse uma das maiores forças políticas do estado de MT", esclareceu.

 

Um dos argumentos utilizado foi sobre a ausência do contraditório e da oportunidade de legítima defesa. O pedido de liminar acatado pelo juiz, defendeu que na existência de punição, a oportunidade de defesa deveria ter acontecido. O magistrado ainda agendou audiência conciliatória para 12 de setembro, entre os líderes da Sigla.

 

De acordo o deputado, uma possível conciliação em Setembro está fora de cogitação. "Eu acho que a nossa posição, nossa forma de fazer política e formação é muito diferente do Valtenir Perreira. Já tivemos muitos problemas com ele e dificuldade de concordar com o modo como ele faz politica", declarou Garcia.

 

Diante da liminar, Valtenir Pereira resolveu voltar atrás e interromper sua licença parlamentar. Mas a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, indeferiu o mandado de segurança impetrado pelo deputado federal, em decisão proferida na segunda. Ao que parece a única saída será entrar com recurso pelo Estado.

 

Ao ser questionado, Garcia não soube informar a data do retorno oficial dos cargos. No entanto, esclareceu que isso deve acontecer assim que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) for citado para recompor a  direção partidária.

 

 

Novas Atitudes

 

Com a nova realidade, Garcia afirma que o primeiro passo será se reunir com os membros da direção do partido. O objetivo será definir os próximos passos e encaminhamentos da sigla no estado.

 

"O que eu posso dizer é que não vamos abrir mão de restabelecer esse diálogo de respeito, o tratamento respeitoso entre os filiados e a direção da sigla em MT", afirmou.

 

De acordo com o deputado, visando continuar com o trabalho da sigla nos municípios, aqueles que quiserem e estiverem dispostos a retornar ao cargo, serão recolocados novamente.

 

"Nesse curto espaço de tempo, 132 diretórios do PSB nos municípios foram destituídos, sem justa causa, sem nenhum diálogo, sem nenhuma motivação clara e justa. Não vamos aceitar isso, precisamos tratar as pessoas com respeito, as pessoas que dedicaram muita parte de seu tempo para construir um partido não podem ser desrespeitadas. Nós queremos retomar o diálogo e o respeito dos filiados do PSB no estado", declarou.

 

 

Também esta semana

 

Uma operação montada - às pressas - no início desta semana pelo presidente da Reprública, Michel Temer (PMD), quer evitar a migração dos parlamentares que fazem parte da bancada federal de Mato Grosso, no Câmara, e outros oito deputados do PSB, que estariam sendo cooptados para se filiaream ao DEM, partido de Rodrigo Maia, presidente da Câmara.

 

Na terça-feira (18), uma reunião na casa de temer com a líder do PSB na Câmara, Teresa Cristina, teve como objetivo debater estratégias evitar a ida de deputados como Fábio Garcia e Adilton Sachetti ao DEM, o que por sua vez, fortaleceria Maia.

 

Leia mais: Operação montada por Temer quer evitar cooptação de Garcia e Sachetti pelo DEM

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia