Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 12:02 - A | A

07 de Fevereiro de 2018, 12h:02 - A | A

POLÍTICA / PARCERIA INTERNACIONAL

Embaixador do Reino Unido conhece atrativos econômicos de Mato Grosso

Da Redação



(Foto: Gcom-MT)

Taques e embaixador inglês.jpg

 

O governador Pedro Taques recebeu ne3sta última terça-feira (06), no Palácio Paiaguás, o embaixador britânico Francis Vijay Rangarajan e do consultor de Clima e Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de Washington, Angelo Angel.

 

Na visita do embaixador inglês foram discutidas as tratativas sobre o projeto Rural Sustentável no Estado. Assim, foram apresentados o potencial econômico do Estado e os desafios de logística. 

 

“Mato Grosso é importante para a geopolítica alimentar do mundo. Essa administração quer mostrar para o mundo que Mato Grosso tem preocupação com a alimentação. Mato Grosso tem espaço para produzir cada vez mais e com qualidade. Estamos exportando com qualidade, se destacando como um dos maiores exportadores do Brasil. Mas, mais que exportar, queremos deixar a qualidade aqui, no Estado”, frisou o governador Pedro Taques.

 

Informações sobre a Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) foram apresentadas, demonstrando que não é de interesse privado ou público, mas uma ação que prioriza o social. Especialmente no eixo Incluir, onde estão 105 mil famílias que vivem da agricultura familiar, cuja iniciativa é dar apoio, pesquisa e extensão para que possam adquirir conhecimento e acessar mercados.

 

“Temos parceria com Mato Grosso especialmente na questão do comércio. Um Estado tão enorme e tão importante na questão do clima. Então, estamos aqui para reestabelecer essa parceria, a segunda etapa do nosso projeto Rural Sustentável II, que é muito importante para apoiar as novas tecnologias para pequenos produtores, evitar desmatamento e incrementar a eficiência deles”,  disse o embaixador.

 

Ele destacou que o Reino Unido importa muito de Mato Grosso, principalmente carne bovina, soja, entre outros produtos dessa “cadeia de fornecimento”. “Temos também um interesse mundial em Mato Grosso, que é tão importante na matéria da energia, da agroindústria e para todo o mundo. Vamos continuar fortalecendo nossas parcerias”, pontuou Francis Vijay Rangarajan.

 

No entanto, existem alguns entraves no Incluir, que esbarra na regularização fundiária, que concentra cerca de 720 assentamentos.

 

O presidente executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Mesquita Sampaio, pontuou a necessidade de captar recursos para que as ações aconteçam. “Precisamos de recursos para resolver os gargalos, especialmente na questão da regularização fundiária”, frisou.

 

Já o consultor do Bid, Angelo Angel, disse que o banco está disposto a responder o que for necessário, mas que muitos municípios de Mato Grosso não apresentaram iniciativas. “É preciso concentrar esforços para envolver a participação deles. É interessante conseguir essa participação de todos”, destacou.

 

Esta é a primeira vez que o embaixador vem a Mato Grosso e ele afirma estar surpreso pelo que vivenciou. “Incrível, um prazer ficar aqui. Gostei muito da comida”.

 

Os secretários de Estado de Meio Ambiente André Baby, de Infraestrutura, Marcelo Duarte, o adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Possebon, e a consultora sênior para Clima e Sustentabilidade do BID em Brasília, Luciana Carrijo, além do prefeito de Querência do Norte, Fernando Gorgen, participaram do encontro.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia