Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017, 11:57 - A | A

17 de Agosto de 2017, 11h:57 - A | A

POLÍTICA / CRISE NA SAÚDE

Deputados querem tabela do SUS atualizada para filantrópicos, pois Estado não tem obrigatoriedade

Por Lara Belizário/ Única News



(Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

cc6a95a6d7e87d4d7f09d3fcd6385c42.jpg

Assembleia Legislativa

???Em busca de alternativas para evitar paralisação de hospitais filantrópicos, os deputados estaduais vão reivindicar junto à bancada federal, a revisão da tabela de pagamento de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), desatualizada há dez anos. 

 

Nesta semana, a Santa Casa, Hospital Geral Universitário, Santa Helena e Santa Casa de Rondonópolis ameaçaram parar totalmente os serviços. Por falta de verba para dar continuidade aos trabalhos, desde terça-feira (15), os hospitais filantrópicos de Cuiabá paralisaram os atendimentos em alguns ambulatórios.

 

O Hospital Geral Universitário (HGU), por exemplo, não está recebendo mais pacientes para realizar partos.

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL), deputado Eduardo Botelho (PSD), afirmou que a solução para suprir o déficit financeiro dos hospitais filantrópicos é a atualização da tabela do SUS e que os repasses feitos pelo governo estadual são medidas paliativas, já que o Estado não é obrigado, por lei, a realizar repasses a unidades de saúde filantrópicas.

 

“A situação atinge muitos hospitais de todo o país e algumas unidades de Santas Casas em outros estados vão fechar.  A tabela atual não cobre os custos dos hospitais e por isso buscam o apoio de governos e prefeitura. Os valores estão defasados e precisam ser atualizados”, afirmou o presidente.

 

Na manha de quarta-feira (16), o líder do governo na AL, deputado Dilmar Dal'Bosco (DEM), já havia defendido essa conversa com o governo federal. Alegando que os serviços do SUS são de responsabilidade deles. Ele ainda declarou que a atualização já evitaria a paralisação dos serviços dos hospitais filantrópicos.

 

“Precisamos procurar os deputados federais para buscar uma forma de rever essa tabela. Sabemos que será uma luta, que o governo federal tenta estipular um teto, após anunciar um rombo de R$ 160 milhões nas contas. Mas temos que buscar alternativas para suprir a necessidade. O governo do estado também vai contribuir, buscar uma fonte para a saúde e dar este auxílio neste momento”, afirmou Dal'Bosco durante coletiva.

 

O presidente da Santa Casa de Cuiabá, Antônio Preza, explicou que para que um hospital filantrópico seja sustentável, é preciso que os atendimentos sejam 60% por meio do SUS e 40% particulares. Mas, segundo ele, essa proporção não acontece e o SUS chega a representar mais de 90%  em alguns filantrópicos.

 

“Sem essa contrapartida dos atendimentos particulares, os hospitais precisam recorrer a repasses dos governos estaduais e prefeituras como alternativas. Hoje, a Santa Casa está com a folha de pagamento atrasada, outros hospitais têm dificuldades para pagar fornecedores”, detalhou o presidente.

 

Os deputados e os diretores dos hospitais se reúnem, nesta quinta-feira (17), com o governador Pedro Taques (PSDB) para estabelecer uma forma de amenizar o problema ou encontrar uma solução e evitar a paralisação total de atendimentos nas unidades. (Com informações da assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia