Cuiabá, 13 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019, 16:51 - A | A

21 de Janeiro de 2019, 16h:51 - A | A

POLÍTICA / NO DIA 1º DE FEVEREIRO

Deputado entra com mandado de segurança, exigindo voto aberto em eleição da AL

Claryssa Amorim
Da Redação



Uns dos 14 parlamentares eleitos neste último pleito, em outubro de 2018, o deputado democrata cristão, Ulysses Moraes, um dos líderes do Movimento Brasil Livre [MBL], em Mato Grosso, entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça, como forma de obrigar que a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ocorra por meio de voto aberto.

Segundo o deputado, ele quer apenas que se faça cumprir as duas Constituições - federal e estadual -, que não mencionam votação secreta para o caso.

A eleição deve ser realizada no dia 1º de fevereiro, data em que os deputados tomam posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

No entanto, o Regimento Interno do Parlamento mato-grossense autoriza o voto secreto para a escolha da Mesa Diretora. Mas o deputado democrata cristão insiste que a Casa de Leis estaria “ferindo gravemente o princípio da publicidade previsto no art. 37, caput, da CF/88”.

“É nítida a contradição do Regimento Interno da ALMT com as Constituições Estadual e Federal, e a necessidade dos cidadãos mato-grossenses em terem conhecimento de como os seus representantes estão desempenhando o mandato que lhes foram outorgados, garantindo, assim, o princípio da publicidade e da simetria constitucional”, argumentou o parlamentar novato, em seu documento encaminhado ao TJ.

Ulysses ainda pontuou que quando o eleitor elegeu 14 novos nomes, das 24 cadeiras existentes na Assembleia, teria mandado de forma subliminar, um recado. Ou melhor, disse ‘não’ aos velhos hábitos e para aqueles que representavam o modelo arcaico de fazer
política'.

Até agora somente o deputado democrata, Eduardo Botelho, colocou seu nome à disposição. No caso de Botelho, a disputa é pela reeleição.

Em um trecho de sua justificativa pelo mandado de segurança o parlamentar do MBL diz [...’escuto o clamor das ruas, ouço os gritos da mudança e ainda que eu tenha que nadar em águas turbulentas, pautarei sempre pelas razões que me trouxeram até aqui. Diante desta máxima, ingresso com a presente ação e desafio os colegas a declararem seus votos e mostrarem que este parlamento não será somente novo de pessoas e sim de atitudes...’].

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia