Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021, 11:35 - A | A

12 de Fevereiro de 2021, 11h:35 - A | A

POLÍTICA / OPERAÇÃO MALEBOLGE

STF retira de pauta recurso que pede retorno de conselheiros ao TCE

Euziany Teodoro
Única News



O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da pauta de julgamento o recurso que pede a reintegração dos conselheiros Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo de Almeida e José Carlos Novelli ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

O caso começaria a ser julgado nesta sexta-feira (12), pela Segunda Turma do STF. A informação consta no andamento do processo, que tramita em segredo de justiça.

Os conselheiros estão afastados desde setembro de 2017, após a deflagração da Operação Malebolge – 12ª faze da Ararath. Segundo investigações, eles são suspeitos de terem desviado pelo menos R$ 53 milhões.

No dia 25 de agosto de 2020, depois de várias tentativas, o conselheiro Valter Albano conseguiu retornar ao cargo no TCE, por do próprio ministro Lewandowski. Assim, os demais conselheiros pediram extensão da mesma decisão, a fim de também serem beneficiados com a volta dele.

Porém, em novembro passado, o ministro Ricardo Lewandowski negou o pedido de extensão aos demais conselheiros.

Logo depois, José Carlos Novelli protocolou um agravo regimental contra essa última decisão, que ainda deve ser analisado pela turma julgadora.

A investigação

Os cinco conselheiros são suspeitos de prática de delitos de corrupção passiva, sonegação de renda, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O esquema veio à tona, após delação premiada de Silval Barbosa e o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf. Investigações da Operação Malebolge, oriunda da delação do ex-governador Silval Barbosa, apontou o envolvimento dos conselheiros do TCE com esquema de corrupção em sua gestão. Eles estão afastados do cargo desde 14 de setembro de 2017.

De acordo com a investigação, os conselheiros receberam propina, no valor aproximado de R$ 53 milhões, para liberar e manter o andamento de obras superfaturadas da Copa do Mundo de 2014.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia