Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Domingo, 10 de Abril de 2022, 08:18 - A | A

10 de Abril de 2022, 08h:18 - A | A

POLÍTICA / NOVAS TECNOLOGIAS

Secretária diz que MT está reduzindo desmatamento ilegal e destaca investimentos

Thays Amorim
Única News



A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que Mato Grosso está reduzindo o desmatamento ilegal e destacou os investimentos em tecnologia feitos pelo Estado. Segundo ela, a utilização do sistema de satélite Imagens Planet, a aquisição de equipamentos e capacitação de agentes foram cruciais para a queda do desmatamento ilegal.

"Conseguimos hoje saber com rapidez onde está ocorrendo o desmate ilegal, mandamos e-mail para os responsáveis avisando que detectamos o desmate, vamos até o local, apreendemos maquinários, aplicamos multas e embargamos a área. Com isso, impedimos que o desmate avance para grandes áreas. Tudo isso tem feito a diferença na gestão ambiental", explica, pontuando ainda que o planejamento das ações de combate ao desmate ilegal e incêndios florestais já começou.

"No ano de 2021, os R$ 73 milhões investidos já contemplaram a aquisição de infraestrutura para combate bastante expressiva, como aeronaves e equipamentos permanentes. Logo, o investimento deste ano, que será de R$ 64 milhões, terá como foco a operação abafa e a estruturação do combate. Isso demonstra que o Estado está ampliando a sua capacidade de resposta no período mais crítico visando a melhoria das questões ambientais, a saúde da população, e a preservação do meio ambiente", completa Mauren.

A secretária também enfatiza o trabalho do governo para agilizar as licenças ambientais. Segundo ela, até o segundo semestre deste ano todo o licenciamento será digital, assim como os processos de responsabilização de infratores.

"O governador Mauro Mendes nos deu a missão de tornar o órgão mais eficiente, com processos internos que funcionem, e que isso reflita em um melhor atendimento ao cidadão. Desde então, atuamos para digitalizar todos os processos da Sema. Com a modernização, o usuário pode, de qualquer lugar do mundo, protocolizar um requerimento de licenciamento, de outorga, e CAR", destaca. (Com informações da assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia