Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021, 14:53 - A | A

12 de Novembro de 2021, 14h:53 - A | A

POLÍTICA / DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Cattani nega que projeto para acabar com feriado tenha cunho "racista"; Juca rebate proposta

Thays Amorim
Única News



O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa que busca tornar o feriado nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em ponto facultativo. Em entrevista ao Única News nesta sexta-feira (12), o parlamentar negou que a proposta tenha uma conotação racista e disse que devido ao fato do mês de novembro ter outros feriados, o comércio acaba sendo prejudicado.

"É um Projeto de Lei já apresentado na Assembleia na sessão da outra quarta, nós apresentamos a pedido do setor comercial, defendendo inclusive muitos negros, pessoas de cor, que tem comércio, trabalham no comércio. Tem três feriados no mês de novembro e basicamente todos os três são prolongados, como é o que acontece agora nessa segunda-feira. A gente está atendendo essa solicitação comercial, não tem absolutamente nada a ver com ser racista nem nada desse tipo", apontou.

O deputado citou ainda o seu histórico familiar, afirmando que seu pai era negro. "Então, não tem absolutamente nada a ver com racismo. A mídia como eu escutei hoje [...] tenta mudar isso colocando de outra maneira, mas não tem nada a ver", defendeu, ao Única News.

Juca não gostou

Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná, se posicionou contra a proposta e disse que devido à escravidão, o povo negro ainda sofre com o racismo, para demonstrar a importância da data.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência negra foi instituído oficialmente em 2011, em uma referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Juca comentou que a data não é apenas um dia de "folga", mas sim para relembrar a história de luta, valorizar a cultura da população negra e de discutir ações para o fortalecimento da política de igualdade racial.

"Respeito o deputado Cattani, mas sou totalmente contra a proposta que torna o dia 20 de novembro em ponto facultativo. O Brasil tem tantos feriados e a Consciência Negra não pode ser excluída. No nosso país, a escravidão durou mais de 300 anos, o povo negro ainda sofre com racismo e outras mazelas, sofre para ter acessos a seus direitos, esse dia serve de reflexão da história, da dor e sofrimento dos negros do nosso país, além disso faz referência a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo na luta contra a escravidão", ressaltou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia