Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024, 14:53 - A | A

08 de Fevereiro de 2024, 14h:53 - A | A

POLÍCIA / ALVOS DE OPERAÇÃO

Estelionatários fingem ser filhos por meio de mensagens e aplicam golpes em vítimas

Segundo a Polícia, bandidos se passavam por filhos de suas vítimas em apps de mensagens para arrancarem transferências em dinheiro.

Ari Miranda
Única News



(Foto: Reprodução/PJC)

viatura DRCI.jpg

 

A Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Cuiabá deflagrou na manhã desta quinta-feira (8) a Operação Filius Falsus, para desmantelar uma quadrilha que está aplicando golpes, se passando por filhos pessoas através de aplicativos de mensagens, para arrancarem dinheiro das suas vítimas.

Durante os trabalhos, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) em um endereço no bairro Jardim Costa Verde, em Várzea Grande. Na residência do suspeito, os agentes encontraram celulares, documentos e porções de droga.

Durante as investigações, a DRCI descobriu que um dos integrantes do bando abriu uma conta bancária utilizando documentos falsos, para receber os valores tomados das vítimas.

“A quebra desse elo na cadeia criminosa foi possível graças ao sistema de identificação facial utilizado pela Polícia Civil, que permitiu a identificação do suspeito”, explicou o delegado Gustavo Godoy.

Juliana Palhares, delegada titular da DRCI, destacou a importância do trabalho das equipes da unidade e o uso de tecnologia para desarticular grupos criminosos que agem com golpes por meio informáticos.

"Estamos lidando com uma modalidade de crime que se aproveita da vulnerabilidade das pessoas, principalmente neste momento em que as relações virtuais se intensificam. É fundamental que a população esteja alerta e que as instituições estejam preparadas para combater essas práticas criminosas”, destacou.

As investigações continuam em andamento para identificar e localizar os demais suspeitos envolvidos no esquema.

A OPERAÇÃO

O nome da operação vem da expressão em latim, que significa “filho falso” e faz menção ao fato dos suspeitos se passarem por filhos das vítimas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3