Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018, 17:29 - A | A

20 de Setembro de 2018, 17h:29 - A | A

POLÍCIA / CONTESTA INQUÉRITO

Defesa de Ledur busca a anulação de investigação sobre a morte de Rodrigo Claro

Da Redação



Ledur

 

O advogado Huendel Rolim, responsável pela defesa da tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur, está buscando anular na Justiça as investigações em que a militar é apontada como responsável pela morte do aluno Rodrigo Patrício Lima Claro.  Caso o pedido seja aceito, todo o processo pode vir a travar.     

 

De acordo com informações, a defesa peticionou uma Questão de Ordem na 11ª Vara Especializada da Justiça Militar, conduzida pelo juiz Murilo Mesquita, contestando o inquérito policial produzido pela Polícia Judiciária Civil, sob o argumento de que estaria lastreado de irregularidades.

 

Ainda argumentou que as investigações não deveriam ser comandadas pela PJC, visto que o crime é de natureza militar, sendo então de competência de um órgão militar.   

 

Sendo assim, a defesa pediu para que o juízo suspenda a ação até que haja uma decisão de quem atenderá os pedidos formulados. Porém, caso as solicitações não sejam atendidas, Rolim requereu a oitiva de testemunhas. 

 

Para embasar a alegação, Rolim citou o artigo 144 da Constituição Federal, que limita a atuação da PJC a apuração de infrações penais, exceto as militares.

 

A defesa ainda acusou a delegada, Juliana Palhares - responsável por instaurar o inquérito criminal -, de agir somente pela repercussão do caso, ao invés de respeitar as formalidades do procedimento legal.

 

De acordo com a denúncia na 11ª Vara Especializada da Justiça Militar, a morte ocorreu no dia 10 de novembro de 2016, durante o treinamento de atividades aquáticas na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.   

 

E apesar de apresentar excelente condicionamento físico, o aluno demonstrou dificuldades para desenvolver atividades como flutuação, nado livre, entre outros exercícios. Embora o problema tenha chamado a atenção de todos, os responsáveis pelo treinamento não só ignoraram a situação como utilizaram métodos reprováveis para aplicar “castigos”. 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3