Cuiabá, 06 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 12:36 - A | A

13 de Março de 2024, 12h:36 - A | A

JUDICIÁRIO / CASO CRISTIANE TIRLONI

Laudo prova que ex-PM tinha tinha "total capacidade de compreender" o que estava fazendo ao matar advogada

Exame comprovou que Almir Monteiro dos Reis não tem esquizofrenia e "sabia o que estava fazendo" no dia do crime

Ari Miranda
Única News



O exame de sanidade mental do ex-policial militar Almir Monteiro dos Reis, que confessou a autoria do feminicídio da advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni (48), em agosto do ano passado, revelou que o preso não possui nenhum transtorno mental grave.

A informação foi confirmada ao Única News. O exame mostrou que o ex-policial "tinha total capacidade de compreender o que estava fazendo no momento do crime", ocorrido em 13 de agosto de 2023.

Em outubro do ano passado, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso pediu a soltura de Almir, após a defesa do réu apresentar um diagnóstico de esquizofrenia paranóide. Porém, o laudo de sanidade mental é de 2016 e já havia sido usado pelo ex-militar como defesa em outros processos, já que ele é um criminoso contumaz.

O laudo corrobora com o depoimento de uma testemunha, que disse ter visto o ex-PM trabalhando normalmente um dia antes do crime, dando a entender que o assassino é uma pessoa perfeitamente capaz.

Em depoimento à Justiça no ano passado, a testemunha disse ter encontrado o acusado na Rodoviária de Cuiabá, trabalhando como taxista, e ainda declarou que “ele era uma pessoa normal e que nunca imaginou que ele seria capaz de praticar um feminicídio”.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o crime foi cometido por motivo torpe (desprezo pela vida da vítima), com emprego de asfixia mecânica, mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima (superioridade de força física), para assegurar a impunidade de outro crime (estupro de pessoa em situação vulnerável) e contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino, envolvendo menosprezo à condição de mulher (feminicídio).

FAMÍLIA ACREDITA NA JUSTIÇA

Em nota aberta emitida na manhã desta quarta-feira (13), a família de Cristiane Tirloni agradeceu as manifestações de apoio popular e solidariedade que tem recebido desde o dia do crime, enfatizando total confiança na justiça estadual.

“A família reitera a sua confiança incondicional na Justiça e espera que o processo termine de forma célere e com um resultado condizente com a gravidade do caso, para que sirva de exemplo a todos e para que fatos dessa natureza não voltem a se repetir na sociedade”, pontuou.

O CRIME

Segundo a Polícia Civil, Almir conheceu Cristiane horas antes do crime, na noite do dia 12 de agosto, um sábado, em um bar do bairro Cidade Alta, próximo à Arena Pantanal. De lá, o ex-PM saiu junto com Cristiane no veículo dela, por volta das 23h30 e seguiram para a casa dele, no bairro Santa Amália, onde o criminoso acabou espancando e matando a advogada asfixiada, já na madrugada do domingo (13), entre as 0h e 2h da manhã.

De acordo com as investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, Cristiane foi morta por Almir após se recusar a fazer sexo anal com ele. Revoltado com o ‘não’ que recebeu, ele a agrediu e, em seguida, utilizando um travesseiro, sufocou a vítima até a morte.

Após matar a jurista, Almir limpou as marcas de sangue de Cristiane, que ficaram espalhado por móveis e cômodos da casa, utilizando creolina e sabão em pó, numa tentativa frustrada de dificultar as investigações. Enquanto tentava apagar as provas do crime, Almir deixou o corpo de Cristiane no banco do carona do carro dela, na garagem de sua residência.

Por volta das 8h30 da manhã de domingo, o assassino colocou óculos escuros no rosto de sua vítima r e levou o cadáver até o Parque das Águas, onde abandonou o corpo junto com o veículo.

Após deixar o carro e o corpo da vítima, ele pediu um carro de aplicativo e voltou para casa, onde passou o dia com sua namorada.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia