Cuiabá, 19 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022, 08:33 - A | A

18 de Janeiro de 2022, 08h:33 - A | A

JUDICIÁRIO / CONTRATOS LICITATÓRIOS

Justiça não vê irregularidades e julga denúncia contra Pivetta improcedente

Thays Amorim
Única News



A 1ª Vara Cível de Lucas do Rio Verde (a 329 km de Cuiabá) julgou improcedente uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) contra o vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta (sem partido), por supostas irregularidades em contratos licitatórios quando o político era prefeito do município.

Constam ainda como réus o ex-prefeito do município e empresário Marino José Franz, Eliseu Savio Diniz, Claudia Manfrin de Melo, Luciano Wirzbick, Alen Dalana Paluda, Eberton Vestena dos Santos, Jessica Regina Wohlemberg, Silvio de Oliveira e Parizotto Materiais para Construção Ltda.

A ação inicial foi ajuizada em 2009. O MPE apontou, na petição inicial, que houve falta de controle interno da prefeitura e conhecimento de atos ilícitos em licitações, durante a gestão de Pivetta.

A defesa do vice-governador apontou que a argumentação do MPE ocorreu de forma genérica, já que não foi apontado qualquer omissão ou participação direta de Pivetta em atos ilícitos.

O juízo entendeu que não existem elementos probatórios que sustentem a tese inicial do MPE.

Veja-se que o Ministério Público foi bastante cuidadoso e detalhista na apuração dos fatos e juntada de elementos de prova, mas neste ponto, limitou-se de fato a afirmar que ato de improbidade ocorreu por falta de controle administrativo e por omissão (tinha conhecimento da improbidade)”, afirma a decisão.

Em outro trecho, a Justiça destaca que existe uma equipe especializada em licitações, de modo que não se pode responsabilizar o prefeito por irregularidades.

“Ora, há um corpo técnico na prefeitura municipal para lidar com as licitações, de tal sorte que não se pode responsabilizar o prefeito municipal (da época) por ter ocorrido eventual situação de improbidade praticada por outros servidores e terceiros, ainda que no âmbito da gestão”, aponta. (Com informações do Ponto na Curva)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia