Cuiabá, 06 de Maio de 2024

CIDADES Terça-feira, 22 de Março de 2022, 12:05 - A | A

22 de Março de 2022, 12h:05 - A | A

CIDADES / HÁ 8 ANOS NO RANKING

Várzea Grande é a 8ª cidade com pior saneamento básico do Brasil, aponta instituto

Thays Amorim
Única News



Apesar do alto investimento recente, Várzea Grande não conseguiu se livrar da fama de prestar um serviço ruim no tratamento de esgoto e distribuição de água. Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (22) em comemoração ao Dia Mundial da Água, o município está no 8º lugar entre as cidades com pior saneamento básico do Brasil.

O relatório faz parte de uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos cem municípios brasileiros com base em população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico.

Segundo o instituto, VG ocupa o ranking entre as piores cidades no saneamento básico há oito anos. Na última pesquisa, o município ocupou o 10º lugar. Com uma população total de 287.526, apenas 29,88% da população possui atendimento total de esgoto. O indicador de atendimento total de água chega em 96,71%.

A presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewet Pretto, destacou que municípios que já estavam nas piores posições, como Várzea Grande, não melhoraram ao longo dos anos.

“Essa edição de 2022 evidenciou uma estagnação dos municípios que sempre estão nas piores posições. O que nos assusta é que estas cidades, mais uma vez, são da região Norte do país, aonde o acesso ao saneamento ainda é mais deficitário do que em outras regiões. Há capitais que estão trabalhando nos últimos anos para saírem dessa posição, mas não é a regra, é a exceção”, pontuou.

De acordo com o estudo, não foram divulgados indicadores de investimentos totais em saneamento básico sobre a arrecadação. Contudo, a prefeitura rebate e reafirma investimentos na área, com a entrega da Estação de Tratamento e Distribuição de Água (ETA) Cristo Rei, além de investimentos do Governo do Estado.

Outro lado

A reportagem do Única News entrou em contato com a prefeitura de Várzea Grande, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia