Cuiabá, 12 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017, 16:13 - A | A

17 de Agosto de 2017, 16h:13 - A | A

CIDADES / MAIS BARATO DO QUE CUIABÁ

Uber começa a operar em VG nesta quinta

Da Redação



(Foto: Internet)

 

Após mais de sete meses de proibição, o serviço de Uber começa a operar no município de Várzea Grande, na tarde desta quinta-feira (17), a partir das 14h. O valor chegará com a tarifa 15% menor que a cobrada na Capital.

 

Desde o dia 10 de janeiro, deste ano, o serviço foi suspendido após a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), vetar o projeto de Lei que autoriza a circulação do Uber no município.

 

O projeto, de autoria dos vereadores, tentava inserir o serviço do Uber no transporte de passageiros, o que gerou conflitos com taxistas que reclamam sobre o pagamento de impostos e taxas, isentando motoristas do Uber.

 

Na ocasião, o secretário do governo de Várzea Grande, César Miranda, disse que o serviço deve ser regulamentado, entretanto, que seja exigido aos prestadores do serviço para que cumpram com a legislação tributária. 

 

 

“O exercício desta atividade deve ser obrigatoriamente regulamentado na busca da qualidade da prestação de serviço, desde que os executores do referido serviço cumpram com a legislação tributária recolhendo os devidos impostos e taxas e tendo os veículos inspecionados para a garantir a segurança dos consumidores”, afirmou na época.

 

 

Legalidade

 

Os motoristas parceiros da Uber prestam o serviço de transporte individual privado de passageiros, que tem respaldo na Constituição Federal e é previsto em lei federal (Política Nacional de Mobilidade Urbana - PNMU Lei Federal 12.587/2012).

 

Por diversas vezes, os tribunais brasileiros afastaram e consideraram inconstitucionais as tentativas municipais de proibição da Uber, confirmando a legalidade das atividades da empresa e dos motoristas parceiros e garantindo o direito de escolha da população.

 

É um novo modelo, que cria um novo mercado - o CADE publicou estudo confirmando que mais pessoas deixam seus carros em casa para utilizar este serviço.

 

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE) apresentou no âmbito de um processo administrativo no CADE uma nota técnica com sua análise sobre o novo mercado de transporte individual de passageiros.

 

Em resumo, o órgão aponta que a inovação que a tecnologia trouxe neste segmento acabou aumentando este mercado, atingindo exatamente os consumidores que não utilizavam este serviço, mas agora podem beneficiar-se de seu uso. Ou seja, o crescimento deste mercado é positivo para o consumidor, que agora possui mais uma opção para se movimentar pela cidade.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia