Cuiabá, 07 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 23 de Março de 2022, 20:58 - A | A

23 de Março de 2022, 20h:58 - A | A

CIDADES / VEJA VÍDEOS

Servidores temporários da Saúde protestam contra exonerações em Cuiabá

Mayara Campos
Única News



Os servidores temporários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, estão protestando contra a demissão em massa, determinada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Cerca de 3,5 mil profissionais serão exonerados, após o resultado do processo seletivo com apenas 1,6 mil aprovações. 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) chegou a comentar durante a live de terça-feira (22), sobre a decisão judicial. Ele afirmou que a medida pode provocar um colapso no sistema de saúde da Capital. 

“A exoneração imediata de todos os servidores da Secretaria de Saúde pode causar um colapso na rede pública. Precisamos garantir que os serviços continuem funcionando. Tenho certeza que o desembargador quer o melhor para a saúde pública municipal”, disse o prefeito.

No entanto, os servidores temporários da SMS, estão indignados com a medida e estão protestando em frente às unidades de saúde e na sede da Pasta.

“Não é porque a maioria é efetivo, que não é funcionário público. Nós atendemos nossas áreas de abrangência, nós também temos família, nós temos que levar sustento para casa, pagar nossas contas e não é correto, nós não acreditamos que seja correto essa demissão em massa, até porque olha o tanto de funcionário que está trabalhando desde o início da pandemia, 24 horas por dia, sem parada, e a gente não aceita isso”, disse um servidor, durante o protesto.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, os profissionais expõem a “injustiça" e gritam palavras de ordem contra a demissão em massa.

“Enquanto as pessoas estavam em casa, tudo por causa da Covid, nós aqui estávamos trabalhando, por causa da população. Nós estávamos aqui dando o máximo de nós, para que todos tivessem atendimento de qualidade, tivesse uma condição de vida melhor”, disse outro funcionário.

"E hoje vocês veem na Justiça, como premio para o nosso trabalho, como premio para nosso esforço, nos demitem. Então como foi dito, quem vai atender a população, como vai funcionar o SUS. Será que vocês da Justiça designarão funcionários para vir até aqui trabalhar?”, completou.

Processo Seletivo

No início deste mês, a Prefeitura de Cuiabá divulgou a homologação do Processo Seletivo Simplificado para contratações na SMS, contando com 2.268 vagas para contratação imediata após o certame, e mais 1.628 para cadastro de reserva.

Os contratos temporários terão vigência máxima de 2 anos, podendo ser prorrogados por igual período para atender excepcional interesse público, certificado pela autoridade competente.

Veja os vídeos:

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia