Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 23 de Abril de 2018, 16:09 - A | A

23 de Abril de 2018, 16h:09 - A | A

CIDADES / ENTREVISTA

"Maçonaria: uma ordem desvendada por poucos, mas de grandes homens ", diz Macedo

Jéssica Moreira



(Foto: Divulgação)

Maçonaria-Geraldo Macedo.jpg

 

Os maçons atraem muita atenção desde a sua criação da oredem. As pessoas ficam constantemente se perguntando quem está entre os maçons, o quanto já sabem e quanto é simplesmente é verdade, invenção ou exagero . O que sabemos sobre os maçons é sempre pouco, para o quanto gostaríamos de saber, uma vez que eles são uma sociedade secreta. E ainda que há pessoas famosas dentro da ordem maçônica. E até mesmo os Estados Unidos foram fundados por alguns deles. 

 

Mas contrariamente à crença popular, não é difícil entrar na maçonaria. Contanto que você tenha uma qualidade específica, surpreendente, você é um candidato justo para juntar-se a sua fraternidade. 

 

Mas inegavelmente, há uma aura de mistério acompanha os maçons desde a sua origem. Origem, aliás, que incluem entre seus antecessores guerreiros das cruzadas, arquitetos do templo do rei Salomão e até os egípcios responsáveis pelas pirâmides (importantíssimas em O Símbolo Perdido).

Realmente, os maçons surgiram em canteiros de obras, mas já no fim da Idade Média, na Inglaterra. Daí o nome deles: mason – se diz “mêisson” – era o termo para pedreiro em inglês.

 

O grão-mestre Geraldo Macedo, da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt), nomeado recentemente como presidente da Zona V – que corresponde ao Brasil - da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), conta um pouco mais sobre o universo da maçonaria. 

 

Única: O que significa para a maçonaria de Mato Grosso,  sua nomeação como presidente da Zona V – que corresponde ao Brasil - da Confederação Maçônica Interamericana (CMI)?

 

Geraldo: Bem, a Confederação da Maçonaria Interamericana, congrega 26 países  e 350.000 maçons, pra nós é muito importante, pois nos aproxima ainda mais  e cria e um canal de comunicação maior entre todos, para que possamos trocar ideias, e buscar conhecimentos, e uma integração maior entre estes países.

 

Única: A maioria das pessoas ainda hoje tem muita curiosidade sobre a maçonaria, por ser uma ordem secreta. Mas, de fato, o que ela significa dentro da sociedade como a temos hoje?

 

Geraldo: Não, ela não é secreta pois temos endereço e CNPJ , somos constituídos como uma ONG. Com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar o ser humano, sempre na busca de combater as injustiças e as mazelas que ai estão e cada vez mais temos nos apresentado a sociedade com este objetivo, buscando a melhoria do ser humano.

 

Única: O que, de fato, significa ser presidente da Zona V e quais as ações realiza quem a comanda?

 

Geraldo: Como eu disse somos dividido em 6 zonas, a nossa é composta por 240.000 mil maçons, ou seja 46% da CMI, tem um presidente  que foi que foi eleito agora em Santa Cruz, o imão José Crespo, da Bolívia. E a nossa função é reunir os nossos irmãos, por zonas, para acompanhar e participar da melhor forma possível nas ações junto à sociedade Civil e Maçônica, conduzindo a novos rumos, para a melhoria da sociedade.

 

Única: Qualquer pessoa pode virar maçon?

 

Geraldo: Sim pode, deste que preencha todos o requisitos que ordem pede e que seja indicado por outro irmão.

 

Única: É verdade que homossexuais são barrados na maçonaria?

 

Geraldo:  Não, ninguém e barrado, não há preconceito de cor, raça ou credo, porém é necessário ser indicado por algum irmão e atender os requisitos para que seja iniciado.

 

Única: E na fase inicial de aceitação, quando alguém é convidado a entrar para a maçonaria, é verdade que sua vida é pesquisada  de 6 meses a 1 ano, depois o nome é avaliado por toda a loja – e precisa ser aprovado por unanimidade?

 

Geraldo:  Sim como eu disse as pessoas são indicadas, aí é feito uma pesquisa com relação a ela, para que nos possamos saber se está pessoa possui os pré-requisitos. E sim, precisa ser aprovada pela loja para qual está indicado, para  que seja iniciado.

 

Única: Para alguns maçons, a ordem já foi mais secreta. No século 20 muitos passaram a se definir como discretos. Hoje, caminham para se tornar uma sociedade civil aberta, seria isto?

 

Geraldo:  Sim, quando nasceu era de fato secreta, mais a partir de 1717, quando se inicia a maçonaria moderna na Inglaterra,  formada por grupos de pessoas intelectuais e liberais ela passa a ser mais discreta, e hoje muito mais ainda, até porque é formada por cidadãos livres. Maçonaria é ainda uma ordem desvendada por poucos, mas de grandes homens. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia