Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 16:47 - A | A

30 de Maio de 2018, 16h:47 - A | A

CIDADES / APÓS 10 DIAS DE GREVE

Em 7 dias, postos de combustíveis devem retomar a normalidade

Claryssa Amorim



(Foto: Thiago Ferreira)

WhatsApp Image 2018-05-30 at 11.25.11 (1).jpeg

 

Com a liberação das rodovias depois de 10 dias de paralisação dos caminhoneiros, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), informou que os postos de combustíveis já estão sendo abastecidos, mas que a normalidade deve retomar entre uma semana no Estado.

 

Segundo o Sindipetróleo, as distribuidoras irão trabalhar em regime especial para atender a grande demanda que se formou, atuando com plantões, inclusive no feriado e finais de semana.

 

Em Sorriso e Sinop (a 420 km e 503 km de Cuiabá), os postos com mais de 17 mil litros estão sendo abastecidos. Em Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), postos de combustíveis foram abastecidos com 15 mil litros e no abastecimento de gás de cozinha e água, não há nenhuma distribuidora com os produtos no momento.

 

Já em Rondonópolis, mesmo sendo o município que foi abastecido primeiro, ainda há postos sem combustível. Em falta está também a distribuição do gás de cozinha no município. 

 

(Foto: divulgação/PRF)

escolta.jpg

 

De sexta-feira (25) até esta terça-feira (29), estavam liberando as cargas através de escolta policial e priorizando serviços essenciais como saúde e segurança pública. Esses tipos de abastecimentos se concentraram na capital. 

 

Conforme ainda o Sindipetróleo, mesmo com a força tarefa para abastecer os 1.000 postos de todo o Estado, os estoques estarão reduzidos até a próxima segunda-feira (4). Nesta semana, os postos terão limites para serem abastecidos, para que o combustível seja dividido com todos. 

 

Em Cuiabá e Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), existem em torno de 240 postos em atividade.

 

O presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli, destacou que participou de um debate no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (29) e defendeu a redução das alíquotas de ICMS e unificação de impostos entre os Estados.

 

“Defendi que o setor e a sociedade em geral não aguentam mais pagar tantos impostos. Todos amargam prejuízos. De certa maneira, uma grande manifestação como esta, faz o poder público olhar com mais atenção a quem transporta o Brasil”, opinou Locatelli. 

 

Como forma de colocar fim à paralisação, o governo federal publicou na noite de domingo (27), em edição extra do Diário Oficial, três medidas provisórias (MPs) prometidas pelo presidente Michel Temer (MP) aos caminhoneiros.  

 

Entre as principais medidas, Temer prometeu reduzir em R$ 0,46 no preço do litro do óleo diesel por 60 dias.

 

Já o governo de Mato Grosso fez o compromisso de discutir a redução do ICMS com outros Estados, adiantando, entretanto, que não poderia comprometer a arrecadação e tomar a decisão apenas em âmbito estadual.

 

Desmobilização

 

(Foto:divulgação/PRF)

WhatsApp Image 2018-05-30 at 08.36.42.jpeg

 

Na manhã desta quarta-feira (30), os caminhoneiros começaram a liberar os pontos de manifestação, após forças de segurança deflagrar uma operação de desmobilização. 

 

Segundo o superintendente da PRF em Mato Grosso, Aristóteles Cadidé, os policiais cumprem determinação da Sesp e os caminhoneiros foram "obrigados" a encerrar as manifestações e desmobilizar os bloqueios. Em Rondonópolis, alguns pontos foram desobstruídas e muitos caminhoneiros seguiram viagem.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia