Cuiabá, 06 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2017, 17:03 - A | A

16 de Fevereiro de 2017, 17h:03 - A | A

CIDADES / REFORÇO INUSITADO

Consultórios na Rua devem garantir fôlego aos foliões neste carnaval

Da Redação



(Foto: Reprodução)

prefeitura - consultório na rua.jpg

 

Além da euforia, das marchinhas, blocos e desfiles, o carnaval de Cuiabá deste ano ganha um reforço diferente e até inusitado. A alegria continua, mas os cuidados com a embriaguez que ficava por conta dos foliões -banho de água fria ou glicose -, agora ganham a atenção de profissionais da saúde que vão estar espalhados em locais de maior concentração pela cidade, com os Consultórios na Rua.

 

A Diretoria de Atenção Básica por meio da Coordenadoria de Programas Especiais, responsável pelo projeto, estará realizando uma série de ações. Uma delas terá como alvo, usuários de álcool ou outro tipo de drogas, além das pessoas em situação de rua. Os atendimentos começam a ser feitos já a partir do dia 20 e vai até o dia 24, em vários pontos de Cuiabá. Estes 'ambulatórios' itinerantes também terão a função de orientação, como alertar a população em relação à violência e sobre o uso de camisinha.

 

Vera Lucia Ferreira, responsável pelas ações do Consultório na Rua, revela que este trabalho - que conta com uma equipe multiprofissional -, já vem sendo realizado mas, obviamente, ganha mais destaque em se tratando de uma festa da dimensão do carnaval, até por ser uma ação inusitada, demonstrando, inclusive, a preocupação da secretaria com o bem estar das pessoas.

 

A ação - por exemplo - foi realizada nesta última sexta-feira (10). A concentração dos profissionais foi no Restaurante Universitário, da UFMT. Dali, a primeira parada foi na Estrada do Moinho, logo depois se dirigiram para o pontilhão da Rodoviária, e para  as Praças da República, Ipiranga, Hospital Geral Universitário, bairro do Porto e Avenida do CPA.

 

Um grupo de mais de 40 estudantes de medicina voluntários e a equipe do Consultório de Rua distribuíram 80 kits – com itens de higiene pessoal -, roupas, calçados, agasalhos, cobertores, lanches, água e suco. Nessa ação foram atendidas em torno de 100 pessoas em situação de rua. Além de assistência médica, social e outras orientações.

 

No período de carnaval  os atendimentos médico e social  serão intensificados e serão distribuídos preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e informativos alertando que o  melhor ainda é a prevenção em relação às doenças sexualmente transmissíveis, principalmente entre os profissionais do sexo e os transexuais. Também serão orientados em função da violência que pode aumentar em razão do consumo de bebida alcoólica.

 

Consultório na Rua

 

O programa Consultório na Rua é executado pela Secretaria Municipal de Saúde e atende pessoas em situação de rua, independente de serem usuários de álcool ou drogas. Atualmente as atividades estão sendo realizadas em cinco regiões da capital, no bairro Jardim Leblon/Rodoviária, Praças Alencastro, da República/Ipiranga e Maria Taquara, Ilha da Banana e Beco do Candieiro, do bairro Coxipó até o Distrito Industrial.

 

“O trabalho começa com um primeiro contato, feito pelo “redutor de danos”, a fim de garantir a atenção, a defesa e a proteção às pessoas em situação de risco pessoal e social. Esse primeiro contato também aproxima a equipe dos valores, modos de vida e cultura das pessoas em situação de rua”, explicou Vera Lúcia.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia