Cuiabá, 11 de Dezembro de 2019

ARTIGOS/UNICANEWS
Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 15h:33

MAX CAMPOS

DIABETES, UM MAL SILENCIOSO

Única News

(Foto:Reprodução)

A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.A Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Diante do grande número de pessoas acometida pela doença diabetes, e um contingente que sequer sabe se possui a doença, reuniu-se um pequeno grupo de pessoas voluntárias com o objetivo de constituir uma associação para assegurar a busca de uma melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de diabetes e seus familiares. E assim nascia a então A ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DE ATENÇÃO AO DIABÉTICO, hoje conhecida como AMAD.


A Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético, denominada de Amad-MT, foi fundada aos 09 dias do mês de fevereiro de 2017, está situada na Avenida República do Líbano, 1055, Rodoviária Parque. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de assistência social, orientação e interação nas áreas pública e privada, voltadas para a prevenção e educação em diabetes e correlatas, tem como missão:
“Proporcionar ao portador de diabetes e seus familiares o acolhimento, a orientação e a assistência, visando à melhoria de sua qualidade de vida; conscientizar a população a respeito da doença e colaborar com o Estado na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a atenção dos pacientes com diabetes.”


Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes que se realiza no dia 14 de novembro, à Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético-Amad/MT realizou no dia 10 de novembro de 2019, a abertura da “Campanha Prevenindo o Diabetes” que tem como objetivo o promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes.


A Campanha de Prevenção ao Diabetes iniciou-se no Parque das Águas, com a realização de testes de glicemia capilar e aferição pressão arterial, sendo realizado mais de 300 atendimentos. Na oportunidade foi realizado, também o “Pit Stop da 1º Corrida contra o Diabetes que acontecerá no dia 17 de novembro de 2019 no Parque das Aguas”. 


Segundo o endocrinologista, Marcelo Maia, Diretor Médico da AMAD, a faixa etária que realizou testes de glicemia e aferição de pressão arterial variou de 2 a 83 anos, a maioria dos atendidos estavam com pressão e glicemia normais e cerca de 5% estavam com índices glicêmicos elevados. Foram orientados a procurar o serviço de saúde para melhorar o controle. Sendo, ainda, indicados marcação de consulta oftalmológica no Mutirão de Avaliação Oftalmológica para Diabetes que será realizada no dia 31/11/2019, no período da manhã na Univag.   


Além dos atendimentos realizados na área de saúde, foi proporcionada a população, momento cultural, com a exibição de vídeos educativos sobre diabetes e apresentações da Bateria Isquemia. Para os interessados em conhecer mais sobre a Associação Mato-grossense de Atenção ao Diabético-Amad-MT e/ou quer se tornar um voluntário, basta entrar em contato no seguinte número: (65) 99258- 9321 ou pela página do facebook: AMAD MT.


A Semana contra o Diabetes promovida pela AMAD encerrará no dia 17/11/2019, com a realização da 1º Corrida Contra o Diabetes no Parque das Águas. As inscrições para corrida estão sendo realizadas no site.https://www.morro-mt.com.br/


Max Campos é servidor público e voluntário.


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Satur França  11-11-2019 21:01:08
Muito bom interessante pois é uma doença silenciosa...

Responder

0
0

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE