Cuiabá, 06 de Maio de 2024

ARTIGOS/UNICANEWS Terça-feira, 30 de Novembro de 2021, 10:39 - A | A

30 de Novembro de 2021, 10h:39 - A | A

ARTIGOS/UNICANEWS / EURIDES MARTINS DE FREITAS

A importância da brinquedoteca na creche

Única News



O direito da criança brasileira à escola é garantido por lei, restando determinar seu papel social, a direção educacional e a metodologia de ação pedagógica até a adaptação da criança nas instituições de ensino. E, este é o grande o desafio a ser enfrentado pelos profissionais, tanto em termos de definição de objetivos e função social em relação às crianças pequenas, como as estratégias e condições de trabalho, a interação criança-professor, criança-criança, o período de adaptação da criança à nova realidade (escola), enfim toda uma nova gama de ressignificações necessárias e urgentes.

O processo de adaptação se inicia nos primeiros contatos dos pais e dos pequeninos na escola do qual pode se estender por alguns meses, até que a criança e a mãe possam ficar bem nesse ambiente, sem choros, angústia, culpa entre outros sentimentos e comportamentos que costumam ocorrer nesse processo de separação da díade mãe-bebê.

Pode se dizer, que é um período difícil e estressante para todos os envolvidos, seja os da família; as crianças que terão de se adequar ao novo ambiente, à nova rotina, ao educador, já que, para trabalhar com crianças pequenas não basta gostar delas, mas é um trabalho difícil e complexo que exige muita paciência e habilidade, principalmente durante o período de adaptação.

Ser criança é a etapa mais importante das nossas vidas, é a etapa da evolução, da preparação para o mundo real. Todos os dias existe um turbilhão de perguntas e sentimentos que descobre a cada momento a verdadeira essência, o nosso verdadeiro eu.

Porque a criança brinca, sonha, cria e imagina. Conseguem ver sempre o verdadeiro lado da vida e isso é muito importante. Após o contato inicial com o mundo por meio da família a escola é o segundo elemento e a fundamental para a construção de aprendizado da criança, e isto se dá através da relação entre os alunos.

Quando a criança ingressa na pré-escola, esta modalidade de ensino deve adquirir desenvolvimento do equilíbrio emocional, físico, coordenação motora, ajudando na aprendizagem escolar, além de estimular a criatividade. Nesta fase a criança mostra grande necessidade de demonstração afetiva, desempenha papéis, contados ou falados e seu movimento espontâneo possui caráter expressivo. Constata que o educador é determinante em ensinar o crescimento intelectual do aluno não apenas para ter bom rendimento na escola, mas para a vida em sociedade.

as atividades lúdicas são extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois são atividades que reúnem, interessam e exigem concentração das crianças. A partir de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, enfim, aprender.

É através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a chance de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. Assim, brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado, e também aprendem muito mais se o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou brincadeiras.

O brinquedo proporciona mudanças no processo de desenvolvimento da criança, no que se referem as suas necessidades e aptidões. No brinquedo, espontaneamente, a criança usa sua capacidade de separar significado do objeto sem saber que o está fazendo. Por meio do brinquedo, a criança atinge uma definição funcional de conceitos ou de objetos e as palavras passam a se tornar parte de algo concreto. É o brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos.

Ensina-a desejar, relacionando seus desejos a um “eu” fictício, ao seu papel no jogo e suas regras. Dessa maneira, as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.

Diversos autores esclarecem que os profissionais da educação infantil deriva ao longo da história da educação no Brasil incidindo por diferentes exigências e, isto domina o educador e o papel do professor frente à formação da criança, essa perspectiva foi se decompondo ao longo dos anos, como se pode conferir ao analisar o processo histórico da educação infantil (PASCHOAL, 2013).

Os aspectos relacionados diretamente ao modo como os professores desempenham e organizam seu trabalho pedagógico e seus múltiplos conhecimentos é o que são capazes de dar sustentação às ações que eles desenvolvem que no caso deste estudo são as estratégias para melhor envolvimento da criança na escola, e a brinquedoteca é uma ferramenta extremamente eficaz. O brinquedo, visto como objeto, dá suporte da brincadeira e permite à criança criar, imaginar e representar a realidade e as experiências por ela adquiridas.

Observa-se que muitas creches que veem as atividades lúdicas apenas como um passatempo para preencher as horas vagas, isto é um fato lamentável pois o período de descanso ou como a hora de a criança gastar um pouco de energia, e não levam em consideração a importância dessa hora, esta é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e adaptação destas crianças, valorizando o assim o educador nesta missão.

*Eurides Martins de Freitas é pedagoga, e atua como TDI na Creche Macaria Militona de Santana, em Cuiabá-MT.

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