DO G1
Já pensou ter uma roupa de marca famosa sem pagar por ela? Parece inacreditável, mas é exatamente isso que uma organização brasileira, em parceria com ONGs chilenas, está fazendo. Juntas, elas recolhem roupas nunca usadas que estavam abandonadas no deserto do Atacama. O objetivo é chamar a atenção para o impacto da indústria têxtil, que alimenta o mercado da moda.
O deserto do Atacama é um retrato do impacto ambiental do consumo. Todos os anos, são descartadas em meio às paisagens naturais cerca de 39 mil toneladas de roupas de forma clandestina.
Você pode se perguntar: como essas roupas foram parar lá? Anualmente, mais de 59 mil toneladas de roupas não vendidas, devolvidas ou com defeitos chegam ao porto de Iquique, localizado em uma zona de importação livre de impostos no norte do Chile.
Parte desse material encontra novos destinos, sendo revendida em Santiago ou contrabandeada para outros países da América Latina. Aquelas que não são vendidas ou reaproveitadas terminam descartadas ilegalmente no deserto. Muitas delas, ainda com etiqueta.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3