Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VARIEDADES Sábado, 08 de Dezembro de 2018, 16:49 - A | A

08 de Dezembro de 2018, 16h:49 - A | A

VARIEDADES / ENTRE OUTROS APARELHOS

Anatel bloqueia celulares "piratas" a partir deste sábado em MT

G1



Foto: (Helton Simões Gomes)

celulares

 

Os aparelhos regularizados pela Anatel possuem um número de identificação único e global, chamado International Mobile Equipment Identity (Imei).

 

Além de celulares, outros aparelhos, como tablets e máquinas de cartão de crédito, que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras e que por ventura não sejam certificados pela Anatel, também poderão ser alvo do bloqueio.

 

Quem comprou o celular no exterior não terá o aparelho bloqueado se o telefone houver sido certificado por alguma organização estrangeira que integre a Associação Internacional do Setor, a GSMA, da qual o Brasil faz parte.

 

O bloqueio será do aparelho e não da linha telefônica.

 

Como saber?

 

O usuário pode identificar se o telefone é "pirata", ao discar *#06# e comparar se os 15 algarismos que aparecem são os mesmos do adesivo colado no aparelho.

 

Se os números não forem os mesmos, o telefone pode ser ilegal, clonado, adulterado ou roubado.

 

Celulares que utilizam mais de um sim card possuem um Imei para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos códigos.

 

Pirataria

 

Os órgãos de segurança alertam que “pirataria” é crime e o consumo de produtos irregulares é incentivar a criminalidade.

 

A principal orientação é não comprar um novo aparelho em lojas não autorizadas e sem nota fiscal.

 

Nos celulares piratas, é grande o risco de superaquecimento e até de explosão da bateria. Esses aparelhos usam componentes de baixa qualidade. Como o celular não é certificado, podem ocorrer falhas com a frequência, a potência de transmissão e a recepção.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia