Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Junho de 2020, 10:30 - A | A

12 de Junho de 2020, 10h:30 - A | A

POLÍTICA / BANDEIRA BRANCA

Mendes convida Emanuel para reunião e expectativa é que desavenças sejam contornadas

Ana Adélia Jácomo
Da Redação



Após muitos desentendimentos públicos, o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), devem se reunir na próxima segunda-feira (15) para debater ações que envolvam o  enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19).

Participará do encontro, a ser realizado presencialmente no Palácio Paiaguás, às 7h30, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho. O convite foi feito pelo governador ao filho do prefeito, o deputado federal Emanuelzinho (PTB).

Apesar de a solicitação para a reunião ter sido anunciada oficialmente pela Comunicação do Estado nesta sexta-feira (12), Emanuel afirmou que ainda não havia sido oficializado o convite, mas indicou que deve comparecer.

“Tudo que for para o bem do Cuiabá, eu estarei. Eu não estou sabendo ainda. Deixa eu receber o convite, ver como é, quais são os termos, quais são as pautas. Tudo o que for para Cuiabá, estou pronto para superar qualquer tipo de obstáculo ou animosidade. Faço tudo por Cuiabá, mas ainda não estou sabendo”, disse ele, em entrevista à Rádio Vila Real.

De acordo com o prefeito, o deputado Emanuelzinho vem insistindo para que os líderes deixem de lado as diferenças políticas. “Não sei se é isso. Vou me inteirar bem sobre a situação para poder dar uma resposta oficial. Tudo que a população espera é que as autoridades se unam em torno de um inimigo comum, que é a covid-19”, completou.

A reunião com Emanuel será uma das primeiras ações de Mauro Mendes após deixar o isolamento domiciliar. Ele foi diagnosticado com a covid-19, mas seu caso foi assintomático e não precisou de internação hospitalar. O resultado de um novo exame, que chegou nessa quinta-feira (11), já testou negativo.

RELAÇÃO CONTURBADA

A relação entre os chefes do Executivo municipal e estadual é tensa. Eles têm se estranhado e trocado farpas pela imprensa há um bom tempo. Após diversos embates políticos e pessoais, a nova crise se originou por conta da pandemia do coronavírus.

Eles se desentendem desde que Mendes tomou posse como governador, em 2019. Antes aliados políticos, já que Emanuel chegou a ser coordenador de campanha em 2012 na campanha vitoriosa de Mendes a prefeito de Cuiabá, se tornaram desafetos declarados.

Foram diversos embates, tanto no âmbito político, como pessoal. Brigaram por causa da possível retomada do VTL, por conta do fechamento da Santa Casa, pelos repasses à Saúde da Capital, por causa da aproximação do DEM com Emanuel, por conta da falta de leitos na Saúde e, por fim, fiscalização em hospitais.

Esta será a primeira tentativa de aproximação entre eles após o início da crise e ocorre após Emanuel afirmar, na última transmissão ao vivo feita nesta quarta-feira (10), que iria romper qualquer diálogo com o Estado no que se refere à pandemia e buscar união com os demais prefeitos.

De acordo com ele, na próxima terça-feira (16) haverá uma reunião virtual com os 140 prefeitos de Mato Grosso, com a participação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Serão definidas novas estratégias de contenção ao vírus.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia