Cuiabá, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 17 de Março de 2020, 18:04 - A | A

17 de Março de 2020, 18h:04 - A | A

POLÍTICA / ELEIÇÃO ADIADA

Mendes afirma que decisão do TSE é prudente e reduz riscos a Mato Grosso

Euziany Teodoro
Única News



O governador Mauro Mendes considerou “prudente e oportuna” a decisão da ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em determinar o adiamento da eleição suplementar para vaga de senador em Mato Grosso, marcada para 26 de abril.

A decisão foi divulgada nesta terça-feira (17) e teve como base os riscos trazidos pelo Coronavírus em caso de aglomerações, inevitáveis em época de eleição.

“Considero a decisão da ministra Rosa Weber muito prudente e oportuna. A determinação vem ao encontro do decreto que editamos nessa semana, que traz uma série de medidas de prevenção e combate ao Coronavírus”, afirmou.

Mendes  já havia feito o mesmo pedido ao TSE, há duas semanas, que foi negado pela ministra Rosa Weber. Em entrevista nesta segunda-feira (16), ele lamentou que somente agora tenham percebido o risco de contaminação pelo COVID-19. "Há quinze dias eu encaminhei ao TSE este argumento. É muito obvio. Temos que enxergar um pouco além do óbvio e era óbvio que esse vírus ia chegar no país, como chegou, e proliferar. Lá atrás eu enxergava e é lamentável que outros estejam enxergando apenas agora o que eu já tinha visto la atrás", disse.

Também constava, em seu pedido, os gastos extras que o poder público teria com uma eleição extraordinária. “Além de exigir gastos extras ao Estado em um momento de contenção de despesas, uma eleição suplementar nesse momento colocaria em risco a saúde da população, o que não tem preço. Agora é hora de seguir as recomendações da OMS, Ministério da Saúde e do nosso Governo, para que o vírus não cause prejuízos aos nossos mato-grossenses, especialmente aos idosos e aos que estão nos grupos de risco”, concluiu.

Medidas do Governo

Na última segunda-feira (16), o governador anunciou uma série de medidas para que o Coronavírus não avance no estado.

Entre as principais ações estão:

- Criação do Gabinete de Situação para monitorar a questão;
- Suspensão das aulas no ensino público estadual e municipal do dia 23 de março a 5 de abril;
- Suspensão da participação de servidores em atividades de capacitação, treinamento ou eventos, tanto internacional quanto interestadual;
- Suspensão dos eventos realizados pelo Estado, em ambiente fechado, com público superior a 200 pessoas e recomendação para a não realização por parte do setor privado;
- Isolamento domiciliar a servidores com suspeita de contaminação e regime de teletrabalho aos servidores que estiveram em áreas de risco;
- Requisição administrativa de serviços de saúde, profissionais de saúde e equipamentos;
- Autorização para realização de despesas, para aquisição de bens/serviços/insumos de saúde, com dispensa de licitação.

(Com Assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia