Cuiabá, 05 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024, 18:42 - A | A

21 de Fevereiro de 2024, 18h:42 - A | A

POLÍTICA / EM CUIABÁ

Projeto quer mudar sirenes de escolas para não assustar alunos autistas

Aline Almeida
Única News



Tramita na Câmara de Cuiabá o projeto de lei 15/2024 para que as escolas públicas e privadas da cidade substituam as sirenes que indicam os horários de entrada e saída das aulas. A indicação é para que as unidades de ensino usem sinais sonoros ou musicais mais adequados aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto é de autoria do vereador Mário Nadaf (PV).

A proposta assegura que a mudança visa garantir maior eficácia ao aprendizado e atenção dos estudantes que sofrem com sensibilidade auditiva e se irritam ou se assustam com ruídos elevados. Conforme o vereador, a troca das sirenes por sons mais agradáveis pode melhorar o ambiente escolar e a integração dos alunos com autismo no convívio com os demais.

Os novos sinais sonoros ou musicais serão escolhidos pela equipe gestora e pelo conselho deliberativo de cada unidade educacional, respeitando as necessidades e preferências dos alunos com TEA. O projeto também determina que o sinal sonoro ou musical não poderá apresentar risco de pânico ou desconforto aos estudantes com autismo.

“Importa destacar que o valor dispensado pelos estabelecimentos escolares é ínfimo frente aos beneficiados que esta troca gerará aos discentes. Sendo assim, justifica-se plenamente o presente projeto, que para dar cumprimento às determinações legais e assegurar uma maior integração de alunos com TEA no convívio escolar, é que se torna necessária a sua aprovação”, justificou o vereador.

TEA

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), conhecido como autismo,  é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas. De uma maneira geral, o TEA afeta a linguagem, comunicação, interação social e comportamento social. Pessoas dentro do espectro podem apresentar padrões de comportamento repetitivos, interesses fixos e hiperfoco, hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais, entre outros. (Com Assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia