Cuiabá, 13 de Maio de 2024

POLÍTICA Sábado, 14 de Novembro de 2020, 17:24 - A | A

14 de Novembro de 2020, 17h:24 - A | A

POLÍTICA / VOLUNTÁRIO CONSCIENTE

Mato Grosso bate recorde de mesários voluntários, com 9.149 pessoas

Vithória Sampaio
Única News



Para que os eleitores cheguem até a urna, existem pessoas que trabalham antes, durante e depois. Entre elas, o "Mesário", que tem um papel importantíssimo. Eles atuam voluntariamente, de forma consciente e espontânea, nas mesas de voto.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existe um programa criado com o objetivo de incentivar a população a atuar nos serviços eleitorais. Os interessados precisam estar regulares perante a justiça eleitoral e ser maiores de 18 anos, qualificados e aptos a desempenhar suas atribuições no dia da eleição.

Este ano, de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Gilberto Giraldelli, houve recorde de voluntários no Estado, com a inscrição de 9.149 pessoas. "Um número muito auspicioso", segundo ele.

Mesário desde 2016, em conversa com o site Única News o supervisor de Call Center do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciops), Idú Mateus Oliveira Ribeiro, de 33 anos, disse que considera importantíssimo o papel que ele desempenha.

"Saber que estou participando e contribuindo, exercendo minha cidadania, é extremamente satisfatório poder participar do processo eleitoral", disse.

Para Ildo, a política é fundamental, pois é onde o cidadão pode ajudar a escolher o futuro.

"A política é responsável em quase 'tudo', afinal é o rumo da nossa cidade que está em jogo, então é uma das coisas mais importantes na vida do cidadão. É ela quem dá o ponto final", afirma.

Nesse domingo (15), dia das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que foram nomeados, no total, 26.640 mesários para atuar nas eleições em Mato Grosso.

Os mesários contam com algumas vantagens, entre elas: dois dias de folga para cada dia convocado pela Justiça Eleitoral, Auxílio-alimentação no dia da eleição, certidão à serviço da Justiça Eleitoral, desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos. Aos universitários das instituições parceiras, reconhecimento como atividade extracurricular a prestação de serviços à Justiça Eleitoral nas eleições.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia