Cuiabá, 24 de Janeiro de 2021

ARTIGOS/UNICANEWS
Sábado, 05 de Dezembro de 2020, 08h:41

NÚBIA PATRÍCIA OLIVEIRA

Ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo, é muito mais que olhar para a necessidade do outro

Única News

Foto: Arquivo pessoal

05 de dezembro - Dia Internacional do Voluntário.

A palavra “voluntário” significa “aquele que age por vontade própria”. Podemos dizer mais que isso, aquele que age com o coração, que se doa a uma causa.

Essa data serve para homenagear os voluntários e também pensar no que podemos ajudar. Ser voluntário é acima de tudo um ato de amor, respeito, compaixão, justiça e solidariedade ao próximo.

Ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo, é muito mais que olhar para a necessidade do outro, muito mais que colocar o seu entendimento e experiência em benefício do todo, vai além das expectativas do ser humano e o coloca em destaque, tanto para quem doa tanto para quem recebe.

Na prática, o serviço de voluntariado representa oferecer, espontaneamente, o seu melhor para colaborar com o outro. Isto é altamente positivo, pois quando nós abrimos a esta possibilidade e doamos o nosso tempo, além de evoluir como ser humano, também ajudamos a construir um mundo melhor.

O voluntário é um guerreiro silencioso que não busca fama, dinheiro ou oportunidade de riquezas, apenas dá o que tem de melhor. A visão do voluntário é ampla e bela, pois tem um alcance infinitamente maior sobre o que acontece ao seu redor e se integra a estas condições sempre com muita entrega e determinação.

Ao doar seu tempo, a pessoa usufrui da experiência de vida do próximo e, algumas vezes, até consegue dar um novo sentido à sua própria vida. Na realidade, ajudar o outro, o "ser voluntário", é uma forma de se ajudar, de se nutrir quando consegue ver a felicidade do outro.

Você pode ler para idosos ou crianças, fazer consultas médicas em comunidades pobres, doar roupas, livros, brinquedos a creches e escolas, ajudar ONGs que cuidam de animais vítimas de abandono e maus tratos ou organizar a parte administrativa e financeira de instituições.

Opções não faltam, e sites como o portal Seja um Voluntário ajudam o interessado a encontrar a melhor atividade, de acordo com seus hobbies e preferências.

O mais importante é ter a mente e o espírito abertos e estar disposto a ajudar o próximo. E sabe o que é melhor? Quanto mais doamos, mais sentimos satisfação em compartilhar um pouco do que somos e do que temos com o nosso próximo.

Em um mundo onde cada vez mais vale a regra do "cada um por si, Deus por todos", pode parecer estranho, mas ainda existem sim aqueles que conseguem fazer a diferença por livre e espontânea vontade e sem esperar nada em troca. Ser um voluntário é gratificante e recompensador.

Esta atividade é interessante para conhecermos melhor a realidade que nos rodeia. Sendo voluntário, você pode construir laços com diferentes pessoas e tornar a vida menos artificial; atentar para as condições de vida do outro e compartilhar saberes e ideais, além de ter importância social, proporciona bem-estar e alegria a quem o realiza, ao mesmo tempo em que eleva a autoestima, é uma oportunidade de conhecer outras realidades, outras pessoas, e de aprender muito.

Veja uma causa com a qual você se identifica e preste o trabalho voluntário. O mundo precisa de ajuda, e você pode fazer a diferença, busque saber mais sobre isso e veja onde e como você pode ajudar. Faça parte deste ciclo, seja voluntário e ajude a fazer um mundo melhor. 

Núbia Patrícia Oliveira - Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UFMT, Pós-Graduada em Educação Especial (UNOPAR), Assessora Parlamentar e jornalista nas horas vagas. Trabalhos voluntários: Há 5 (cinco) anos em duas ONGs que cuidam de animais vítimas de abandono e maus tratos; há 4 (quatro) na Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso (AEBMT) e na Associação Voltada para Generosidade, Amor e Solidariedade (AVOGAS); Conselheira Municipal de Assistência Social; Membro Titular da Câmara Setorial Temática de Políticas Públicas para Inclusão de Pessoas com Deficiência.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE