Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 16 de Novembro de 2020, 17:45 - A | A

16 de Novembro de 2020, 17h:45 - A | A

POLÍTICA / REPRESENTATIVIDADE FEMININA

Em Dom Aquino, mulheres representam dois terços dos vereadores eleitos

Abraão Ribeiro
Única News



Muito se fala na pouca participação das mulheres na política, por variados motivos. Porém, o município de Dom Aquino (a 172 km de Cuiabá) deu exemplo de que lugar da mulher é na política, também.

A atual legislatura da Câmara Municipal de Dom Aquino já conta com três vereadoras, em um universo de nove cadeiras. Ontem, domingo (15), mais três mulheres foram eleitas, subindo para seis representantes do sexo feminino na Casa de Leis daquele município. Dois terços. Maioria absoluta.

Hoje a atual presidente do parlamento dom-aquinense é uma mulher, a vereadora Maria Aparecida Vilto da Silva, do PSB.

Dos nove eleitos, as mais votadas são mulheres: Natália Lopes (PSB), com 395 votos, e Maria de Souza (PL), com 319 votos. Foram eleitas também as candidatas Bete Araújo (PSC), Ivone Brandão (PP), Lúcia Borges (PSC), Hosana do Mineiro (PL).

O índice apresenta uma alta representatividade, se comparada ao número de candidatas no Estado. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apenas 34% dos candidatos das eleições municipais de 2020 eram mulheres. Ou seja, a cada dez candidatos, apenas três eram mulheres.

Na capital, de 25 vagas para o cargo, apenas duas vereadoras ganharam as eleições e ocuparão as cadeiras legislativas a partir do ano que vem.

Na eleição anterior, de 2016, apenas 189 mulheres foram eleitas para ocuparem cargos de vereadoras, representando 13,46% do total das 1.404 vagas para o Legislativo em todo o Estado.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia