Cuiabá, 19 de Maio de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021, 10:37 - A | A

16 de Dezembro de 2021, 10h:37 - A | A

POLÍCIA / CHIP E REDES HACKEADAS

Proprietária de loja famosa em Cuiabá é vítima de crime cibernético; veja vídeo

Marcella Magalhães
Única News



Gislaine Haddad, empresária e administradora da loja Ghaddads, sofreu crime cibernético em Cuiabá, na última terça-feira (14). Ela teve seu chip clonado e as contas do WhatsApp e Instagram hackeados. Os criminosos também pediram dinheiro para devolver o domínio das suas redes sociais.

Com a clonagem do número do celular, os bandidos conseguiram ter acesso ao Instagram da loja e do perfil pessoal de Gislaine, onde de acordo com a empresária, possui mais de 37 mil seguidores e na conta pessoal tem quase 50 mil.

Haddad só ficou sabendo do crime quando recebeu mensagem que a conta do WhatsApp havia sido conectada em outro dispositivo.

Segundo a empresária, os bandidos estão fazendo posts enganando os clientes com falsas promoções da loja, dizendo que o trabalho agora será somente por compra online e não mais presencial.

Gislaine fez a denúncia na Delegacia de Crimes Cibernéticos, na Capital, terça-feira (14), e conseguiu recuperar o perfil do Instagram pessoal. "Foi tudo muito rápido, estou muito chocada com o ocorrido”. Haddad conseguiu bloquear o chip na operadora Claro, mas a conta da loja ainda continua em poder dos criminosos.

O golpe de que a empresária foi vítima é chamado de ‘SIM Swapm’ que funciona como uma clonagem de celular, na qual o criminoso consegue invadir o seu aparelho para aplicar golpes. Para isso acontecer, basta a pessoa ter o seu número, algumas informações básicas e, então, usá-las como quiser.

Orientações:

Para ter mais segurança em seu celular, a Polícia Civil orienta os usuários para que façam a verificação do WhatsApp em duas etapas:

No Android, vá em configurações – conta – ajustes em duas etapas

No IOS ajuste, conta e verificação em duas etapas.

Caso o seu celular tenha o chip clonado faça contato com a sua operadora e peça um novo chip e reativação do seu número, porque assim você vai derrubar o sinal que o clonador está utilizando.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3