Ari Miranda
Única News
O promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, ligada ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), determinou à sua Equipe de Apoio e Monitoramento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que seja feita uma vistoria e emissão de parecer técnico nas instalações do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), a fim de averiguar denúncias feitas por servidores públicos.
A determinação foi instaurada com base em uma reportagem veiculada na mídia local, que destacou a sobrecarga de trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital, em razão do déficit de profissionais de saúde .
De acordo com a reportagem, a falta de servidores no antigo Pronto-socorro da Capital faz com que enfermeiros do local atendam de 40 a 50 pacientes simultaneamente. Segundo a publicação, há relatos de que a unidade de saúde conta com apenas 52 leitos, que são atendidos por duas enfermeiras e seis técnicos de enfermagem.
Além disso, conforme a denúncia, a falta de enfermeiros tem prejudicado inclusive o atendimento adequado aos pacientes transferidos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a enfermaria do local, além de menção a dois óbitos ocorridos na enfermaria.
Diante da gravidade das denúncias, além da vistoria, Silveira Neto determinou ainda o envio de ofício à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, solicitando, no prazo de 10 (dez) dias sua manifestação acerca do teor da reportagem, além de esclarecimentos sobre as medidas adotadas para regularizar o quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem no HPSMC, bem como reduzir os impactos da falta de servidores.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!