Cuiabá, 06 de Maio de 2024

COVID EM MT Sexta-feira, 20 de Maio de 2022, 17:26 - A | A

20 de Maio de 2022, 17h:26 - A | A

COVID EM MT / ALERTA

Fiocruz aponta para aumento a longo prazo de casos de Covid-19 em MT

Única News
Da Redação



Os casos de covid-19 voltaram a predominar entre os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). De acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (20), atualmente, eles correspondem a 41,8% dos casos registrados nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

A análise é referente à Semana Epidemiológica 19, período de 8 a 14 de maio. Segundo o levantamento, 35% do total de casos de SRAG (36,5%) são de VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que atinge sobretudo crianças pequenas. Os registros associados ao metapneumovírus também apresentam crescimento, principalmente na população infantil de 0 a 4 anos.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre as notificações com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 3,2% para Influenza A; 0,4% para Influenza B; 36,5% para VSR; e 41,8% para Sars-CoV-2 (covid). Em relação aos óbitos, a presença destes vírus entre os casos positivos foi de 4,6% para Influenza A; 0,7% para Influenza B; 6,6% para VSR; e 79,5% para Sars-CoV-2. 

Os dados indicam crescimento no número de casos semanais de SRAG no país em todas as faixas etárias da população adulta. Em crianças e adolescentes, observa-se sinal de estabilização nas faixas etárias de 0 a 4 e 5 a 11 anos. No grupo de 0 a 4 anos, os casos seguem fundamentalmente associados ao VSR.

A curva nacional aponta para crescimento de SRAG nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas). Estima-se que cerca de 5,5 mil casos foram notificados na semana 19.

Segundo o boletim, 18 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: AC, AL, AM, AP, CE, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS,  SC, SP e TO.

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, recomenda atenção especial na rede laboratorial de todo o território nacional para que haja identificação adequada de qual(is) vírus está(ão) associados a essa mudança de tendência recente, em particular para diferenciação entre casos de covid-19 e Influenza.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Fonte: Fiocruz

Comente esta notícia