Cuiabá, 26 de Fevereiro de 2021

COVID EM MT
Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 14h:09

MT À BEIRA DO CAOS

Figueiredo alerta para colapso e transferência de pacientes já acontece

Elloise Guedes
Única News

Reprodução do vídeo

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou durante uma entrevista que a situação em Mato Grosso está à beira do colapso em algumas cidades. Segundo ele, alguns municípios já estão transferindo pacientes com Covid-19 para outras cidades. De acordo com o último boletim divulgado nesse domingo (24), pelo menos 4 municípios estão os leitos de UTI totalmente ocupados.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que essa possibilidade de transferências de pacientes já ocorre com alguma frequência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois o sistema prevê essa possibilidade.

Prestes a completar um ano da pandemia, a SES foi questionada pelo site Única News se o Estado não havia se preparado para que essa possibilidade de transferências de pacientes fosse colocada em prática e a secretaria se limitou a responder que “Mato Grosso se preparou nesses últimos dias e que duplicou o número de leitos de UTI na rede estadual”.

Como forma de prevenção para evitar a proliferação da Covid-19 em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), assinou um decreto na última sexta-feira (22), onde transformou as datas 15, 16 e 17 (feriado de Carnaval) em dias úteis. O gestor também proibiu a realização de eventos carnavalescos na Capital.

Gilberto Figueiredo falará sobre o assunto durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), às 08h30. Ele também vai falar sobre o número de pessoas já atendidas no Centro de Triagem da Covid-19 e sobre o aprimoramento no protocolo de atendimentos na Arena Pantanal, que passará a contar com um teste de detecção da Covid-19 mais moderno.

O Centro de Triagem da Covid-19 superará a marca de 100 mil atendimentos realizados durante a pandemia pelo coronavírus.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE