Cuiabá, 08 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020, 09:34 - A | A

07 de Fevereiro de 2020, 09h:34 - A | A

CIDADES / 1º CASO SUSPEITO NO ESTADO

Mulher com suspeita de coronavírus é colocada em isolamento de hospital em MT

Elloise Guedes
Única News



Uma mulher, de 34 anos, está no isolamento do Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), após voltar de uma viagem à Ásia com sintomas de gripe. O caso está sendo tratado como suspeita de coronavírus.

Mesmo a mulher não ter ido à China, foi necessário adotar todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde do município, esse é o primeiro caso suspeito em Mato Grosso.

A mulher que chegou em Rondonópolis na quinta-feira (5), entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, informando que estava na Ásia e que chegou com sintomas de gripe.

Por precaução, em função dos casos do novo coronavírus identificados no início deste ano, a paciente está em isolamento na unidade hospitalar para realização de exames e avaliação clínica com infectologista. O caso será devidamente informado ao Ministério de Saúde.

Os profissionais de saúde que fizeram o atendimento seguiram todos os protocolos do Ministério da Saúde e a ambulância utilizada para o transporte passou por processo de esterilização e ficará sem ser utilizada até a próxima segunda-feira (10).

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o Hospital Regional de Rondonópolis é a unidade de referência para atender casos suspeitos do novo coranovírus na região.

Combate ao coronavírus em Mato Grosso

Apesar de não haver nenhum caso confirmado do novo Coronavírus no país, o Ministério convocou a reunião com os secretários estaduais e municipais de saúde, nessa quinta-feira (6), para conhecer os planos de enfrentamento ao vírus de cada Estado. Na reunião, ficou acertado que os Estados têm até a próxima semana para enviar o plano finalizado ao Ministério.

A SES já realizou uma reunião de alinhamento das ações com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande e com a equipe da Anvisa, responsável pelos setores de Portos e Aeroportos.

Os profissionais de saúde dos demais municípios do Estado receberão as mesmas orientações por meio de uma nota técnica, que definirá o fluxo de atendimento. Esse documento está sendo elaborado pelo órgão estadual, pela Anvisa do Estado, pelo Hospital Universitário Júlio Müller e conta com o apoio da Casa Civil.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia