Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020, 09h:34

Mulher com suspeita de coronavírus é colocada em isolamento de hospital em MT

Elloise Guedes
Única News

(Foto: Divulgação)

Uma mulher, de 34 anos, está no isolamento do Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), após voltar de uma viagem à Ásia com sintomas de gripe. O caso está sendo tratado como suspeita de coronavírus.

Mesmo a mulher não ter ido à China, foi necessário adotar todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde do município, esse é o primeiro caso suspeito em Mato Grosso.

A mulher que chegou em Rondonópolis na quinta-feira (5), entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, informando que estava na Ásia e que chegou com sintomas de gripe.

Por precaução, em função dos casos do novo coronavírus identificados no início deste ano, a paciente está em isolamento na unidade hospitalar para realização de exames e avaliação clínica com infectologista. O caso será devidamente informado ao Ministério de Saúde.

Os profissionais de saúde que fizeram o atendimento seguiram todos os protocolos do Ministério da Saúde e a ambulância utilizada para o transporte passou por processo de esterilização e ficará sem ser utilizada até a próxima segunda-feira (10).

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o Hospital Regional de Rondonópolis é a unidade de referência para atender casos suspeitos do novo coranovírus na região.

Combate ao coronavírus em Mato Grosso

Apesar de não haver nenhum caso confirmado do novo Coronavírus no país, o Ministério convocou a reunião com os secretários estaduais e municipais de saúde, nessa quinta-feira (6), para conhecer os planos de enfrentamento ao vírus de cada Estado. Na reunião, ficou acertado que os Estados têm até a próxima semana para enviar o plano finalizado ao Ministério.

A SES já realizou uma reunião de alinhamento das ações com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande e com a equipe da Anvisa, responsável pelos setores de Portos e Aeroportos.

Os profissionais de saúde dos demais municípios do Estado receberão as mesmas orientações por meio de uma nota técnica, que definirá o fluxo de atendimento. Esse documento está sendo elaborado pelo órgão estadual, pela Anvisa do Estado, pelo Hospital Universitário Júlio Müller e conta com o apoio da Casa Civil.