Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 20 de Dezembro de 2020, 18:08 - A | A

20 de Dezembro de 2020, 18h:08 - A | A

CIDADES / VEJA COMO AJUDAR

Doação de sangue: final de ano aumenta necessidade de manter estoque

Elloise Guedes
Única News



Com a chegada das férias e feriados prolongados nas festas de final de ano e agora com a pandemia do novo coronavírus, o Hemocentro de Mato Grosso teve uma queda nas doações de sangue, quando comparado aos períodos normais. Para evitar problemas com o estoque de sangue, o Hemocentro realiza atendimentos para doações de forma diferenciada.

Este ano, o MT Hemocentro organizou seis campanhas de coleta interna de doação de sangue e seus hemoderivados para o mês de dezembro. A programação prevê, de 1° a 30 de dezembro, a colaboração de militares da Marinha Brasileira, conforme a disponibilidade de agenda de seus integrantes.

O objetivo da instituição é minimizar a redução do estoque de bolsas, que ocorre habitualmente nessa época. No ano passado, a média diária de bolsas coletadas foi de 141, enquanto no resto do ano a média diária é de 214 bolsas.

Devido às festividades, a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, informa que o Hemocentro não funcionará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro. O mês também terá a Campanha “Os Últimos”, com a entrega de mais de mil camisetas aos atletas corredores doadores; a campanha vai durar até acabar o estoque de camisetas.

"Muitos deixam de doar nesta época e se programam para iniciar o ato no ano seguinte, mas é o momento em que o estoque fica mais crítico”, explica a diretora

“Conclamamos a população em geral para doar sangue ainda neste ano, para garantir que o banco de sangue público tenha condições de abastecer os hospitais e prontos-socorros do Estado, salvando vidas de quem precisa de transfusão de sangue em cirurgia de urgência e ou para continuar com o tratamento de saúde”, reforça a diretora.

Gian Carla explicou ainda que, nessa época do ano, são sempre baixas as doações, com a pandemia, diminuíram ainda mais. Ela ressalta também que os hospitais ficam em uma situação crítica no final de ano.

“Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro há uma baixa nas coletas e é justamente nestes períodos que temos maior demanda hospitalar. Muitos deixam de doar nesta época e se programam para iniciar o ato no ano seguinte, mas é o momento em que o estoque fica mais crítico”, explica a diretora.

Além das campanhas, o Banco de Sangue atenderá os doadores voluntários e fidelizados que queiram contribuir para salvar vidas antes de saírem de férias. Para isso, basta realizar o agendamento prévio por meio deste link.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Horário de funcionamento

Devido à pandemia pela Covid-19, o MT Hemocentro está agendando as doações de sangue a fim de evitar aglomeração no local. As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar a doação pela internet, clicando aqui.

A sede do MT-Hemocentro está localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia