Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 20 de Julho de 2020, 17:22 - A | A

20 de Julho de 2020, 17h:22 - A | A

CIDADES / NA ARENA PANTANAL

Centro de Triagem começa a atender na quinta-feira, 23; veja a estrutura

Euziany Teodoro
Única News



O Centro de Triagem da Covid-19, montado pelo Governo do Estado, passa a atender a população já na próxima quinta-feira (23), na Arena Pantanal. Na quarta-feira (22) será feito teste de fluxo, com atendimento limitado a 400 pessoas, provavelmente do próprio governo.

O lançamento foi feito hoje (20) pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que depois fizeram uma coletiva online à imprensa no local.

“Tomamos todos os cuidados, como distanciamento, todo o perímetro foi cuidadosamente planejado para que os cidadãos mato-grossenses que aqui vierem, possam encontrar desde o acolhimento necessário, mas também profissionais médicos. Teremos 20 médicos contratados pelo Governo para atender em 20 consultórios. Teremos a equipe de recepção, que vai receber e cadastrar. Equipe de triagem, que vai fazer todos os procedimentos preliminares para que as pessoas cheguem ao médico já com essas informações cadastradas, assim como teremos também as equipes de teste rápido”, explicou o governador.

O Governo do Estado adquiriu 400 mil testes rápidos e recebeu a doação de mais 100 mil. Deste total, parte será distribuída para os 141 municípios mato-grossenses e parte ficará disponível no Centro de Triagem.

Também serão distribuídos medicamentos do chamado “kit-covid”, que contém, entre outros fármacos recomendados para o tratamento da covid-19, Ivermectina e Azitromicina.

SECOM MT

Centro de Triagem

 

“O governo não dá a receita. Quem dá a receita são os profissionais médicos. Já existe um protocolo, que foi assinado por diversos profissionais técnicos, onde existe a orientação de alguns medicamentos que podem ser utilizados e aqui, ou em qualquer lugar, nós vamos sempre seguir esse modelo de relacionamento com o cidadão: o médico receita e o governo deverá ter, junto com as prefeituras, alguns medicamentos para que possam ser utilizados no tratamento”, ressaltou o secretário Gilberto Figueiredo.

Além de entregar os medicamentos apenas com prescrição médica, os pacientes também deverão assinar termo de consentimento e responsabilidade.

“Nenhum cidadão ou cidadã vai receber medicamento nesse centro, que não seja prescrito ou que ele não concorde com a sua administração. Então, ele vai assinar um termo de compromisso e responsabilidade, aceitando a medicação prescrita pelo médico”, destacou o secretário.

SECOM MT

Centro de Triagem

 

A iniciativa do Centro de Triagem foi idealizada pelo Governo do Estado e vai fazer o trabalho de atenção básica, que é de competência das prefeituras municipais. No entanto, Mauro Mendes disse que entende as dificuldades em meio à pandemia e, por isso, vai ajudar os prefeitos do Estado.

“Sabemos que estamos no meio de uma pandemia e, no meio da pandemia, nunca temos as condições adequadas, recursos suficientes. Então, para colaborar com as prefeituras, com a atenção básica, o Governo criou esse serviço aqui, que a gente espera que estará se adicionando àquilo que as prefeituras já estão fazendo na sua rede primária, de atendimento nos postos de saúde da família, nas UPAs, nas policlínicas, fornecendo esse atendimento primário e essencial”, explicou o gestor.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

SECOM MT

SECOM MT

SECOM MT

SECOM MT

SECOM MT

SECOM MT

SECOM MT

SECOM MT

Comente esta notícia