Cuiabá, 18 de Maio de 2024

CIDADES Domingo, 05 de Junho de 2022, 16:00 - A | A

05 de Junho de 2022, 16h:00 - A | A

CIDADES / TJ, MP E SEDUC

Após recorrentes brigas em escolas, cursos de Mediação de Conflitos são oferecidos

Única News
Da Redação



O Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançam cursos de Mediação de Conflitos Escolares e Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, destinados a gestores das unidades escolares dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. A palestra de lançamento será realizada na próxima segunda-feira (6 de junho), às 14h, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

A presidente do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), desembargadora Clarice Claudino da Silva, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira e o secretário de Estado de Educação, Alan Resende Porto abrem o evento de lançamento.

O novo curso de Solução de Conflitos Escolares irá qualificar professores, coordenadores e diretores de escolas públicas estaduais a usar técnicas de mediação e círculos de construção de paz para solucionar conflitos como indisciplina, violência e intolerância nas unidades de ensino.

O primeiro termo de cooperação técnica para realização da capacitação, ainda como projeto-piloto, foi assinado no ano de 2017. Posteriormente, foram formalizados dois aditivos, sendo o último assinado em agosto de 2020. Contudo, em razão da pandemia da Covid-19 e a consequente suspensão das aulas, o curso não ocorreu naquele momento.

Para 2022, a ideia é ampliar o projeto para todo o Estado e também para as escolas da rede pública municipal de Cuiabá e de Várzea Grande. Nas outras duas edições do curso, 44 profissionais da educação foram certificados.

Também participam do evento: o coordenador do Nugjur, juiz Túlio Duailibi Alves de Souza, a coordenadora do Nupemec, juíza Cristiane Padim da Silva; a gestora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Primavera do Leste, Marina Soares Vital Borges, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, e a secretária-adjunta de Gestão Regional da Seduc, Alcimaria Ataídes da Costa.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia