Cuiabá, 26 de Abril de 2024

GERAL Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2018, 12:36 - A | A

26 de Janeiro de 2018, 12h:36 - A | A

GERAL / FEBRE AMARELA

OMS alerta para baixa vacinação no Brasil

Opinião e Notícias



(Foto: Reprodução)

febre amarela.jpg

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com o fato de que muitos brasileiros não estão devidamente imunizados contra a febre amarela. Em informe publicado esta semana, a entidade alerta que “o grande número de pessoas não vacinadas – que vivem em áreas com ecossistema favorável à transmissão do vírus – pode representar um elevado risco de mudança no padrão da transmissão atual”.

 

Para a OMS, frear o avanço da doença em nosso país será um “desafio significativo”, especialmente no âmbito da logística. A organização tomou conhecimento de que, na semana passada, postos de saúde ficaram sem a vacina. Em alguns pontos, foi preciso reforçar o policiamento e a espera na fila chegou a nove horas de fila e incerteza. 

 

Nos três primeiros meses do ano, a meta do Ministério da Saúde será vacinar 21,8 milhões de pessoas em 77 municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro (entre 25 de janeiro até 17 de fevereiro) e da Bahia (entre 19 de fevereiro e 3 de março) com a ajuda da organização suíça. Para tanto, Brasília e Genebra negociam o envio de 20 milhões de seringas – entre outras formas de cooperação.

 

A OMS recomenda aos governos em todo o mundo que disseminem a recomendação de vacinar seus cidadãos antes de ingressar no Brasil como turistas. Principal destino turístico do país, o Rio de Janeiro já registra 15 casos da doença, com o alarmante número de sete mortes – sendo três em Valença, duas em Teresópolis e outra em Nova Friburgo, no interior do estado. Em Niterói, a morte de um macaco levou pânico à população. Ainda existe a confusão de que a doença seja transmitida por macacos – o que é um erro. Na verdade, a transmissão se dá – é sempre bom lembrar – por mosquitos somente.

 

Em campanha contra a doença, o Hemorio adotou uma estratégia para atrair candidatos à doação de sangue – que receberão a dose da vacina logo em seguida.

 

Outras doenças causadas pelo mosquito

 

As chuvas constantes de verão favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti – também transmissor da dengue, zika e chikungunya, contra as quais não existe vacina eficaz. Relatório recente do Ministério da Saúde revela que, em 2017, a Região Centro-Oeste registrou a maior taxa de incidência de zika do país, com um total de 38,3 casos por 100 mil habitantes. No geral, o país registrou 16.870 ocorrências de zika, 239.076 foram de dengue e 184.458 de chikungunya. A febre é o sintoma comum às três diferentes doenças.

 

O país descobriu recentemente – e na própria pele – que o vírus zika é responsável pela microcefalia congênita e outras graves alterações neurológicas quando há transmissão ao feto em mulheres grávidas. Já com o vírus chikungunya, as articulações são atingidas, com evolução para quadros de artrites crônicas. No caso de dengue, por sua vez, pode haver evolução para choque e morte do paciente.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia