Cuiabá, 05 de Maio de 2024

BRASIL Sexta-feira, 17 de Novembro de 2023, 08:20 - A | A

17 de Novembro de 2023, 08h:20 - A | A

BRASIL / FIM DE SEMANA

Defesa Civil emite alerta para ventos fortes e temporal em São Paulo

Rajadas de vento podem variar entre 60 e 80 km/h. Com a possibilidade de um temporal, as rajadas podem chegar a 100 km/h em algumas áreas do estado.

g1 SP



A Defesa Civil emitiu um alerta para fortes ventos no estado de São Paulo entre sexta (17) e domingo (19). A soma de calor, umidade e a passagem de uma frente fria vão criar condições para temporais, granizo e fortes rajadas de ventos em grande parte do estado.

Segundo a Defesa Civil, rajadas de vento podem variar entre 60 e 80 km/h. Com a possibilidade de um temporal, as rajadas podem chegar a 100 km/h em algumas áreas do estado.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a previsão é de ventos com mais de 60 km/h no sábado (18), após a chegada da frente fria. No domingo (19), a previsão na capital também é de chuva. A prefeitura alerta para a queda de árvores.

No último dia 3, uma forte ventania, com ventos de até 103,6 km/h, provocou mortes, centenas de quedas de árvores e apagões na cidade de São Paulo. Vários bairros da capital paulista e de cidades de Região Metropolitana ficaram uma semana sem energia.

Já nessa semana a capital bateu recordes de calor. Na segunda e terça-feira, a temperatura atingiu 37,7ºC, a segunda maior temperatura da história da cidade.

A pasta alerta ainda sobre o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e outras ocorrências, principalmente nas regiões mais vulneráveis:

-Vale do Ribeira
-Itapeva
-São José dos Campos
-Serra da Mantiqueira
-Litoral Norte
-Baixada Santista
-Sorocaba
-Campinas
-Região Metropolitana da capital
-Bauru
-Marília
-Presidente Prudente
-Araçatuba
-São José do Rio Preto
-Araraquara
-Ribeirão Preto
-Barretos
-Franca

Ventania provocou apagão 

A tempestade que atingiu a cidade no dia 3 de novembro trouxe muitos transtornos. Pessoas chegaram a ficar vários dias sem luz e o atendimento da concessionária Enel, responsável pela energia elétrica da capital, foi bastante questionado.

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades na atuação da Enel durante o apagão. O procedimento aberto pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social se baseia em denúncias de moradores sobre as dificuldades em comunicação com a Enel e a ausência de respostas claras da distribuidora sobre a solução da falta de energia em diversas partes da capital.

O promotor Silvio Marques também levou em conta os prejuízos materiais que os poderes estadual e municipal sofreram com a interrupção no fornecimento energético, especialmente nas áreas da Saúde, Educação, Transporte e Segurança.

Previsão na capital

Na quinta-feira (16), a previsão contínua de sol forte e muito calor. Os termômetros oscilam entre a mínima de 23°C e a máxima de 38°C. A sexta-feira (17) também será se calor intenso com máxima de 38°C e mínima de 24°C.

Segundo o CGE, existe a probabilidade de forte chuva generalizada no sábado (18) à tarde, com potencial para ocorrência de rajadas de vento com velocidade superior a 60 km/h e descargas elétricas, após a chegada da frente fria.

A previsão para o domingo (19) é de chuva generalizada, com até forte intensidade e mais potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de pequenos e rios e córregos.

O cenário para segunda-feira (20), feriado estadual da Consciência Negra, vai ser de céu encoberto, garoa ocasional e chuva leve em pontos isolados. Não há expectativa de grandes volumes de chuva na segunda, e a temperatura se mantém amena, com mínima de 18°C e máxima de 22°C.

 
 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia