Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019, 10:44 - A | A

21 de Outubro de 2019, 10h:44 - A | A

VOLTA AO MUNDO / PARA CRIANÇAS CEGAS

Princesa da Dinamarca visita em SP projeto de alfabetização para crianças cegas com uso de Lego

Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid conheceu projeto da Fundação Dorina Nowill e destacou a importância das crianças aprenderem brincando.

Por Tahiane Stochero, G1 SP



Foto: Tahiane Stochero/G1

dina03.jpg

Princesa da Dinamarca visita a Fundação Dorina Nowill em São Paulo.

 

A princesa da Dinamarca Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid visitou na manhã desta segunda-feira (21) a Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, onde conheceu um projeto de ensino pedagógico que utiliza peças de lego para alfabetização em braile.

Ela foi recebida na entidade por escoteiros paulistanos, já que o escotismo teve suas raízes na Dinamarca, e pelo superintendente nacional da fundação, Alexandre Munck. Benedikte conheceu a gráfica da fundação, que é a maior a produzir o material em braile na América Latina, e que é apoiada por recursos financeiros da Dinamarca e ganhou um exemplar do livro "O Patinho Feio" em braile.

A princesa também conversou com uma estudante da fundação, Nicole dos Santos, de 10 anos, uma das primeiras alunas inclusivas a ser atendida pelo projeto Braille Bricks. O projeto é uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill e a empresa Lego que criou peças de lego para o ensino do alfabeto, a alfabetização em braile de crianças a partir de 5 anos e também para o aprendizado de cores, formas e objetos.

dina02.jpg

Princesa da Dinamarca é recebida por escoteiros.

 

"Tem sido fantástico visitar este lugar com pessoas que nos motivam. Seria necessário muitos outros lugares como este ao redor do mundo. Muitas crianças que nascem com cegueira ou desenvolvem ao longo da vida precisam de cuidados especiais e nada como aprender brincando", disse a princesa.

"Vocês têm pessoas maravilhosas e profissionais que querem fazer a diferença na vida de crianças que precisam de cuidados especiais e que precisam de ajuda", acrescentou Benedikte.

Ika Fleury, presidente do comitê Braile Briks, que usa os brinquedos de Lego com metodologia de ensino inclusivo, afirmou que mais de 1.300 pessoas de todas as idades são atendidas anualmente de forma gratuita pela entidade. O Brasil, segundo a fundação, possui 39,5 milhões de deficientes visuais.

"O Braille Briks é uma ferramenta que está fazendo a diferença para a vida deles. Gostaríamos de agradecer todo o apoio que o reino da Dinamarca dá à fundação Dorina, em especial neste ano, que nossa fundadora completaria 100 anos de vida", disse o presidente do conselho executivo da fundação Dorina, Francisco Henrique Della Manna.

 

Foto: Tahiane Stochero/G1

dina01.jpg

Princesa da Dinamarca visita projeto de alfabetização de crianças cegas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia