Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Quarta-feira, 18 de Julho de 2018, 10:11 - A | A

18 de Julho de 2018, 10h:11 - A | A

VOLTA AO MUNDO / ELEIÇÕES 2018

Meirelles consegue maioria no MDB para viabilizar candidatura à Presidência da República

Por Gerson Camarotti



 

(Foto: Fernanda Calgaro / G1)

Henrique Meirelles durante evento do MDB em que ele teve lançada a pré-candidatura a presidente da República, em maio deste ano.

 

Cálculo realista feito no Palácio do Planalto indica que Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda do governo Michel Temer, está com a candidatura à Presidência da República consolidada pelo MDB.

Do total de 629 votos previstos na convenção nacional do partido, marcada para o início de agosto, Meirelles tem 440 votos já consolidados. Até então, havia dúvidas sobre a viabilidade de o MDB lançar um nome próprio.

Ainda há resistências, mesmo com a maioria dos votos do partido, como o MDB de Alagoas, que tem influência direta do senador Renan Calheiros, ex-presidente do Senado.

No último fim de semana, em conversa com o próprio presidente Michel Temer, em São Paulo, Meirelles recebeu o indicativo de que já há maioria no partido pela sua candidatura.

O que facilitou a viabilidade do ex-ministro da Fazenda é que ele deixou claro que está disposto a bancar integralmente os gastos de sua campanha. Com isso, vai sobrar dinheiro para candidatos da legenda ao Senado, à Camara dos Deputados e aos governos estaduais.

Agora, o MDB está em busca de um nome para ser o vice na chapa à Presidência da República, de preferência, de outro partido. Há tentativa de aliança com o PRB que, recentemente, desistiu da candidatura do empresário Flávio Rocha, executivo do grupo Guararapes, que controla a rede de lojas Riachuelo, entre outras empresas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia