Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 27 de Maio de 2019, 10:12 - A | A

27 de Maio de 2019, 10h:12 - A | A

VOLTA AO MUNDO / APÓS PROTESTOS

Líder do PSL no Senado vai tentar insistir em devolver Coaf para Moro

Por Valdo Cruz
G1



Depois dos protestos de domingo (26), que defenderam a manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), disse ao blog que vai insistir na sua estratégia de apresentar um destaque para mudar o texto da medida provisória 870, que reestrutura a Esplanada dos Ministérios, e devolver o órgão para Sérgio Moro.

"Eu vou me reunir com a nossa bancada no Senado, e vou pedir uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro para tentar convencê-lo a autorizar nossa estratégia no Senado para manter o Coaf nas mãos do Sérgio Moro, porque representa uma agenda importante da eleição do presidente, o combate à corrupção", disse o senador Major Olímpio.

Na semana passada, Bolsonaro disse que, em sua avaliação, talvez fosse melhor aprovar a MP 870 do "jeito que ela saiu da Câmara", para evitar riscos de que ela perca validade. A medida provisória da reforma administrativa perde validade no dia 3 de junho.

Se os senadores modificarem o texto, aprovando, por exemplo, um destaque mudando a decisão da Câmara de devolver o Coaf para a área econômica, a MP tem de ser submetida novamente a uma nova votação dos deputados. Aí o tempo pode ser curto e ela caducar. O presidente, ao defender a manutenção do resultado da Câmara, destacou que seus aliados precisam entender que não dá para ganhar todas.

"Quero conversar com o presidente amanhã [terça-feira], antes da votação da MP 870 no Senado, para mostrar a importância da medida, do seu significado. A minha disposição é apresentar o destaque para manter o Coaf com o Moro, outros senadores vão acabar apresentando também, mas vamos aguardar as reuniões de hoje e amanhã", acrescentou o líder do PSL.

Na semana passada, partidos do "Centrão", aliados à oposição, aprovaram no plenário da Câmara a retirada do Coaf do controle de Sérgio Moro. Foi uma reação ao ministro da Justiça e uma tentativa de enfraquecê-lo em sua estratégia de tornar a Operação Lava Jato de amplitude nacional.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia