Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 09:59 - A | A

10 de Agosto de 2018, 09h:59 - A | A

VOLTA AO MUNDO / ELEIÇÕES 2018

Após debate morno, estrategistas de Alckmin defendem campanha na TV para confrontar Bolsonaro

Por Andréia Sadi



 

(Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

TV Bandeirantes reuniu em debate os candidatos Alvaro Dias (Pode), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

 

O primeiro debate presidencial na TV dividiu opiniões entre as campanhas dos principais candidatos, mas servirá de "termômetro" para "calibrar" a estratégia no horário eleitoral de Geraldo Alckmin, por exemplo.

O blog ouviu políticos e marqueteiros das principais campanhas. Aliados de Alckmin admitem que foi calculada a estratégia de o tucano evitar o confronto direto com Jair Bolsonaro, a quem considera seu principal adversário nesta primeira fase porque ele aposta no farto tempo de TV para "desconstruir" o adversário. De preferência, afirmam, nas peças em que Alckmin não apareça- os chamados spots, rápidas inserções.

A avaliação do QG tucano é a de que o eleitor tende a desconfiar da crítica ou ataque quando parte da boca de um político tradicional e em um momento em que o PSDB está desgastado por conta das denúncias de corrupção envolvendo seus principais líderes.

Por isso, a campanha de Alckmin avalia a melhor estratégia na TV para desidratar o adversário do PSL. Diz um aliado do tucano: "Alckmin ontem foi Alckmin. Excessivamente técnico. Se no debate foi pouco confronto, na propaganda pode haver mais".

A campanha tucana admite que Ciro Gomes (PDT) foi "claro" no debate. E que, se tivesse falado mais, teria "dado trabalho".

A avaliação de que falou pouco é uma das principais queixas de aliados do ex-governador do Ceará.

A vice de Ciro, senadora Katia Abreu, disse ao blog: "Não deixaram Ciro falar propositadamente . Entre a palavra inicial e a segunda vez que falou deu uma hora e 15. Ele é o mais objetivo", defendeu a aliada.

Sobre Bolsonaro, as principais campanhas avaliam que o candidato se preparou e diminuiu o tom em comparação com outras falas públicas, como a entrevista ao Roda Viva, e que ele se beneficiou com o "fator cabo Daciolo".

Avaliam, inclusive, que o candidato do Patriota lembrou, na atuação no debate quando em sintonia com Bolsonaro, a dobradinha que Aécio Neves (PSDB) fez com pastor Everaldo (PSC) em 2014. Naquela ocasião, o candidato do PSC fazia perguntas para ajudar o tucano.

Nas palavras de um assessor tucano, "levantava para Aecio cortar".

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia