Cuiabá, 13 de Maio de 2024

VARIEDADES Terça-feira, 30 de Julho de 2019, 17:16 - A | A

30 de Julho de 2019, 17h:16 - A | A

VARIEDADES / VAQUINHA VIRTUAL

Artistas se mobilizam para custear cirurgia de Anna Marimon

Assessoria
Única News



Desde a década de 1970, Anna Marimon povoa a cultura no Centro-Oeste do Brasil com seus desenhos, pinturas, esculturas e trabalhos em couro. Com uma produção artística intensa e extensa, seus contos e escritos preencheram longas páginas nos periódicos cuiabanos, como na saudosa Folha do Estado. Os poemas declamados nos saraus, as intervenções pela cidade, as peças de teatro. Tudo compõe o seu universo de arte. Anna Marimon representa uma geração de artistas que ajudou a formar a história da cultura e da arte em Mato Grosso, e especialmente em Cuiabá. Seu trabalho incansável – diga-se de passagem - precisa continuar. No dia 22/07, a artista fraturou o punho direito e teve que ser submetida à uma cirurgia de urgência, sob risco de perder os movimentos da mão. Com custos elevados, a família não conseguiu arcar com todos os valores.

Através das redes sociais, artistas de Cuiabá e de várias partes do país, começaram uma mobilização em prol da Anna Marimon. Para levantar os recursos necessários, os artistas doaram diversas obras de arte que serão sorteadas como prêmios para as pessoas que contribuírem com a vaquinha virtual. A vaquinha tem como objetivo arrecadar o valor de R$10.000, tendo em vista que a cirurgia e o acompanhamento médico durante três meses de recuperação foram orçados em R$12.800.

Nomes consagrados das artes mato-grossenses como Adir Sodré, Clovis Irigaray, Mario Friedlander, Adriana Milano, GORA, Sika Ishizuka, Lucas Ninno, Vera Capilé, Wuldson Marcelo, contribuíram com peças doadas para a realização da vaquinha. São pinturas, desenhos, fotografias, livros, ensaios fotográficos, peças de vestuário, entre outras, que serão sorteadas aos participantes. No link da iniciativa, é possível verificar, em uma tabela, os valores das categorias de premiações: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pro-anna-marimon

Emocionada com a movimentação dos artistas, Anna Marimon ressalta a importância da união e da resistência: “A cultura e a arte possuem esse papel fundamental de formar redes afetivas de apoio. Todos que vivem a realidade da arte no Brasil sabem como é difícil sobreviver através da cultura, sempre relegada ao segundo ou até último plano. São essas demonstrações de amor que nos fazem resistir frente a tempos incertos como vivemos atualmente”, disse.

Essa dedicação à arte e aos artistas, ampliando os espaços de inserção e participação, contribuindo com os novos que se arriscam à dura lida da cultura, são marcas expressivas da essência da artista. A pronta contribuição dos artistas evidencia o seu histórico de atuação pelas artes.

Histórico da artista

Natural de Santa Maria (RS), Anna Marimon chegou em Cuiabá em 1976. Desde o início participou ativamente da vida cultural da cidade. Marcou presença nos I, II e III Salão Jovem Arte Mato-grossense, obtendo o grande prêmio Prefeitura Municipal no primeiro, participação hors concours no segundo e prêmio Fundação Cultural de MT no terceiro (Cuiabá 1976/77/78). Em 2016, no retorno do Salão Jovem Arte, em sua 25ª edição, venceu o segundo lugar com a obra autobiográfica “...E o tempo”. Neste mesmo ano, integrou a mostra Exposição Substantivo Feminino no Museu de Arte de Mato Grosso. Ainda em 2016, Anna Marimon montou exposição própria no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

(Foto:Reprodução)

(Foto:Reprodução)

(Foto:Reprodução)

Comente esta notícia