Cuiabá, 26 de Abril de 2024

SOCIAL Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 08:00 - A | A

22 de Novembro de 2019, 08h:00 - A | A

SOCIAL / CABÍRIA FESTIVAL

Mulheres & Audiovisual realiza primeira edição entre os dias 22 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro. Já conto!

Por Tamires José/Única News



Com programação gratuita, o evento é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras, sob o lema "Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras".

TRÊS ESPAÇOS

A iniciativa ocupará três espaços da capital fluminense: a Cinemateca do MAM, o Cinemaison Rio e a Fundação Casa de Rui Barbosa; e se orgulha em ser viabilizada graças a muitas parcerias e quase 300 apoiadores, de uma campanha bem-sucedida de financiamento coletivo.

RESISTIR E REAGIR

Além disso, diante dos cortes dos financiamentos públicos e privados à cultura e da constante ofensiva ao setor promovida pelo governo federal, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual reúne profissionais mulheres para resistir e reagir. A ideia é pensar alternativas para desenvolver projetos, resguardar os empregos gerados pela indústria do audiovisual e manter ofertas de programação para o público.

SOBRE O PRÊMIO CABÍRIA

Idealizado por Marília Nogueira sob o lema "Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras", o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme "Noites de Cabíria", eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres relevantes, diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados, visando a ampliação das suas chances de encontrar financiamento e chegar às telas; e contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas mulheres. Em suas três edições (2016-2018), o prêmio recebeu inscrições de 427 roteiros protagonizados por mulheres, realizou duas bem-sucedidas campanhas de financiamento coletivo e distribuiu R$35 mil em prêmios.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia